PROEN

Servidores do IFCE fazem visita técnica na Reitoria

Objetivo é conhecer ações e processos institucionais voltados ao ensino

Publicada em 27/09/2016 Atualizada há 1 ano

Armênia Chaves e Hobson Cruz, do IFCE

Durante dois dias, servidores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estão sendo recebidos pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN para uma visita de acompanhamento às Diretorias Pedagógica (DIPED) e de Avaliação e Regulação do Ensino (DIARE) a fim de obterem conhecimento do processo de construção do Projeto Político Pedagógico na Instituição, assim como outras ações voltadas ao ensino que envolvam a comunidade.

Estão participando da visita os servidores Hobson Cruz e Armênia Chaves, que atuam na Reitoria do IFCE. A coordenação das atividades está sendo realizada pelas servidoras Ticiana Coutinho (Diretora Pedagógica) e Tarcimária Gomes (Diretora de Avaliação e Regulação de Ensino).

Durante a abertura dos trabalhos, que aconteceu na manhã de hoje (27), a professora Tarcimária Gomes ressaltou a importância do compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os dois órgãos. “Muito daquilo que vivenciamos tem particularidades afins. Sempre é uma experiência enriquecedora não só para servidores, mas sobretudo para as instituições envolvidas, propiciando às suas comunidades acadêmicas o conhecimento de vivências exitosas em diferentes Institutos Federais”, afirmou.

Durante a visita, a DIPED vai mostrar como foi realizado todo o processo de atualização e adequação, implementação, acompanhamento e a avaliação do Projeto Político-Pedagógico Institucional. “Essa apresentação também contempla o modo como é realizado o acompanhamento e a efetivação da Prática Profissional do IFRN, a atuação da Tutoria de Aprendizagem e Laboratório, o trâmite de transferência de alunos, os projetos de extensão em relação com o mundo do trabalho, o trabalho de acompanhamento e assessoria pedagógica no desenvolvimento e no acompanhamento da avaliação institucional e das condições de ensino, em particular no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a pedagoga Ticiana Coutinho.

A DIARE, por sua vez, vai apresentar como é realizado o acompanhamento dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos superiores de graduação nos Campi e da coordenação dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs), como se dão os processos de avaliações institucional e das condições de ensino, detalhando os processos de análise e divulgação dos resultados. “Também pretendemos mostrar como é feito o treinamento contínuo dos coordenadores de cursos nos campi, em especial, nas ações de avaliação e reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos, cuja qualidade é mensurada inclusive com a realização de auditorias articuladas com os NCEs. Além disso, também apresentaremos como é feita a supervisão do planejamento e condições para criação, autorização de funcionamento de novos cursos”, conclui Tarcimária.