Fonais

Servidora do IFRN capacita auditores de instituições de ensino

Zeneide de Oliveira apresenta oficina no Fórum Nacional de Auditorias Internas do MEC

Publicada em 26/11/2012 Atualizada há 12 meses

A chefe da Auditoria Interna do IFRN, Zeneide de Oliveira, amanhã (27), em Maceió-AL, a oficina técnica Administração Pública e a Auditoria Interna. A apresentação acontece no XXXVII Fonai – Fórum Nacional de Auditorias Internas do MEC, evento realizado todos os anos para promover a troca de experiências, na área da auditoria, entre as instituições vinculadas ao Ministério da Educação.

Este ano, o Fonai tenta iniciar uma padronização das atividades realizadas pelas auditorias desses órgãos.  “Na oficina, vamos realizar um voo panorâmico nas áreas da administração pública, além de mostrar metodologias de trabalho, procedimentos e técnicas”, explicou Zeneide. Segundo ela, esse curso já é oferecido internamente aos auditores convocados para o IFRN.

Hoje, o Instituto conta com 11 auditores internos. Com a Lei 12.677, que cria novos cargos para as instituições federais de ensino, a previsão é que cerca de 500 auditores sejam convocados para os institutos, universidades e escolas técnicas de todo Brasil. "Já realizamos treinamento, também, para auditores do estado do Ceará e de Minas Gerais", pontuou Zeneide.

A auditoria tem o papel de assessorar os gestores no controle da aplicação dos recursos públicos. Por meio do acompanhamento indireto dos processos e avaliação dos resultados, recomenda ações e correções quando necessário. “O objetivo é evitar erros e ilegalidades”, concluiu Islany Patrícia de Araújo - auditora interna do IFRN.