educação profissional e tecnológica

Servidor do IFRN é homenageado em evento nacional

Francisco das Chagas Mariz recebeu a Medalha Luiz Inácio Lula da Silva durante abertura da 36ª Reditec

Publicada em 01/11/2012 Atualizada há 1 ano

Prof. Francisco das Chagas Mariz recebe Medalha Luiz Inácio Lula da Silva do Reitor Belchior de Oliveira Rocha

Vinculado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) desde 1969, à época Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), o prof. Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, atual Assessor de Suporte Organizacional do Instituto, recebeu, no dia 22 de outubro, em Juazeiro (BA), durante a abertura da 36ª Reditec, a "Medalha Luiz Inácio Lula da Silva".

A tradicional homenagem dos gestores da Rede Federal é dedicada a ex-dirigentes, autoridades, políticos e servidores que contribuem com a educação profissional e tecnológica no Brasil. A "Medalha Luiz Inácio Lula da Silva" é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (Conif) e, desde 2010, substitui a medalha de mérito do extinto Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), que levava o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

"A gente sente que há um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. E esse trabalho não foi realizado só por mim, mas pela Instituição como um todo", declarou Francisco das Chagas de Mariz Fernandes.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, recebeu a Comenda em nome do homenageado. A Medalha foi entregue pelo reitor do IF Sertão Pernambucano, Sebastião Rildo Diniz, e do presidente do Conif, Dênio Rabelo Arantes. Durante a reunião do Colégio de Dirigentes que aconteceu sexta-feira (26), o reitor Belchior de Oliveira Rocha entregou a Medalha Luiz Inácio Lula da Silva ao prof. Mariz.

O assessor de suporte organizacional do IFRN, entrou no Instituto em 1969 como aluno do Ginásio Industrial na área de eletricidade, estudando a parte acadêmica na Escola Estadual Padre Monte e a parte profissional no ETFRN. Em 1970 foi mensageiro da Escola Técnica, posteriormente foi aprovado em concurso público para o cargo de engenheiro civil e depois foi aprovado em outro concurso, dessa vez para o quadro docente da Escola Técnica.

Durante muitos anos o prof. Mariz foi coordenador de planejamento, sendo um dos responsáveis pela implantação do curso de técnico de segurança do trabalho. Em 1990, foi eleito Diretor Geral do ETFRN, ficando à frente da Escola até 2000, atuando na transição para Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN).

Atualmente, o prof. Mariz é o assessor de suporte organizacional do IFRN e coordenador da comissão responsável pela implantação dos 3 novos câmpus do Instituto (Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama).

servidores