NEABI-IFRN

Seminário discutiu sobre relações étnico-raciais nas ações institucionais

Evento aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, no Campus Natal-Central

Publicada em 18/08/2014 Atualizada há 1 ano

I Seminário sobre diversidade étnico-racial: estudos afro-brasileiros e indígenas, organizado pelo NEABI-IFRN, aconteceu de 11 a 12 de agosto, no Campus Natal-Central.

De acordo com a Diretoria Pedagógica do IFRN, o encontro significou um passo firme na consolidação dos Núcleos Avançados do NEABI/IFRN em toda a Instituição, assim como representa uma ação conveniente do IFRN no atendimento às exigências curriculares nacionais de educar para as relações étnico-raciais na educação básica, na educação profissional tecnológica e na formação de professores.

O evento de dois dias contou com a presença de 260 participantes, dentre eles, integrantes do Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN (NEABI), docentes, estudantes, técnico-administrativos e integrantes de movimentos sociais ligados a questões étnicas.

As discussões versaram sobre pesquisas realizadas acerca da constituição étnica do povo norte-rio-grandense, etnogênese e territorialização, mapeamento e identificação das comunidades indígenas e quilombolas do RN, assim como questões políticas e sociais dessas comunidades no Rio Grande do Norte.

A programação contou com a contribuição de profissionais da UFRN, FUNAI, IFRN, Museu Câmara Cascudo, UFPB, lideranças de movimentos sociais ligados à temática e com a interlocução significativa dos integrantes do NEABI ifrneano.

O ponto alto do evento foram as rodas de conversas e intervenções dos representantes de comunidades indígenas e quilombolas do RN, relatando sua cultura, modos de vida, educação e lutas políticas na busca de condições de igualdade e justiça social. Além disso, o seminário trouxe poesia e arte com exposição fotográfica, feira de artesanato, dança e música indígenas e afro-brasileiras.

Para os integrantes do NEABI-IFRN foi uma experiência ímpar de formação e de abertura de possibilidades para a atuação dos campi na temática das relações étnico-raciais. O evento culminou com uma oficina de planejamento das ações dos núcleos em cada campus. A partir dessa vivência, os núcleos do NEABI-IFRN tomarão novas dimensões na atuação local e sistêmica.

“O evento foi pensado não apenas para o cumprimento de uma demanda do MEC, mas por entender uma demanda que surgiu com a expansão do IFRN, que chega amplamente à todas as regiões do estado e precisava iniciar, de modo sistêmico, ações afirmativas para sobretudo, incluir alunos oriundos de comunidades indígenas e quilombolas”, comentou a professora e uma das organizadoras do evento, Nadja Costa.

Do ponto de vista das ações institucionais, o seminário visou: fortalecer a implantação dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN (NEABI); subsidiar a implementação e o desenvolvimento de políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as várias dimensões das relações étnico-raciais nos campi do IFRN; e propiciar formação continuada sobre os estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.

extensao
servidores