Seminário Internacional

Seminário consolida parceria entre institutos federais e liceus franceses

O II Seminário Internacional de Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França acontece no auditório da Reitoria

Publicada em 27/04/2012 Atualizada há 1 ano

Mesa diretora de abertura do evento

Compartilhar experiências dentro e fora das salas de aula e, sobretudo, contribuir para a valorização da formação técnica, desenvolvendo polos de excelência no ensino profissional.  Este é o objetivo do II Seminário Internacional de Educação Profissional e Tecnológica que está sendo realizado no auditório da Reitoria do IFRN.

O evento conta com a participação de professores e alunos do IFSul-Rio-Grandense e do IFMG, além de seis professores dos liceus   Livet, da cidade de Nantes, e Touchard-Washington, localizado na cidade de Le Mans, ambas na França.

Durante o seminário estão sendo apresentados os trabalhos finais desenvolvidos nas áreas de eletrônica e energias renováveis desenvolvidos pelas instituições que fazem parte do protocolo firmado entre os governos brasileiro e francês sobre cooperação no domínio do ensino profissional.  O protocolo foi firmado no dia 28 de dezembro de 2008 e é fruto de uma parceria entre os dois países para o fortalecimento do ensino profissional e tecnológico.

No âmbito do IFRN, o coordenador do Programa de Eletrônica e Energias Renováveis é o prof. Eduardo Bráulio Wanderley Neto, para quem o êxito dessa parceria Brasil-França é visível.  "Esperamos que ela continue e nós, representantes dos institutos federais envolvidos, vamos lutar para isso", disse o professor.

O pró-reitor de Extensão, Wyllys Abel Farkat Tabosa, avaliou não só o  evento como também o intercâmbio entre as instituições envolvidas no convênio bastantes produtivos.  "O projeto foi exitoso pela troca de conhecimentos entre os institutos e os liceus franceses nas áreas de recursos renováveis, e de eletrônica embarcada e assistiva, com geração de produtos nessas três áreas.  No caso do IFRN, nós trabalhamos em projetos de energia renováveis, com um alto grau de envolvimento dos professores e alunos", completou.

O Professor Kamel Yolalem, coordenador do centro de tecnologia do liceu Tourchard-Washington/le Mans, fez uma apresentação sobre o sistema de ensino profissional e tecnológico francês.  Depois de assistir às palestras de ontem e hoje, ele se disse positivamente surpreendido com o resultado do convênio.  "Eu acho que essa parceria superou as nossas expectativa. Os resultados apresentados dos projetos que desenvolvemos em conjunto foram muito bons", avaliou o professor, que também espera que o convênio com os institutos federais seja renovado.

O seminário termina hoje (27) após a Mostra Tecnológica de Projetos no IFRN Campus Natal-Zona Norte.

extensao
pesquisa