Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oportunidade

Seleção para Incubadora do IFRN recebe inscrições até domingo, 18

Duas vagas estão abertas para empresas de inovação; serviço é oferecido pela incubadora do Campus Natal-Central

Publicada em 13/06/2017 Atualizada há 1 ano

São duas vagas para incubação imediata e outras duas para cadastro de reserva

Com edital de processo seletivo aberto, a Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) prorrogou o prazo de inscrições para micro e pequenas empresas inovadoras. Agora, as empresas candidatas têm até 18 de junho para participar da seleção: são duas novas vagas para incubação imediata e outras duas para formação de cadastro de reserva. A ITNC, que tem 19 anos de atuação, 27 empresas graduadas e 10 empresas incubadas, atua como um centro de referência para a comunidade empreendedora e inovadora local.

Mas, o que faz uma incubadora de empresas? O que é uma empresa incubada? Qual o interesse de um empreendedor em uma seleção como esta? E empresa graduada, o que seria?

Uma incubadora de empresas é uma organização que oferece suporte logístico, gerencial e tecnológico a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em histórias de sucesso. Seu objetivo é estimular o conhecimento do assessorado na área em sua área de atuação, orientando-o sobre aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos.

Segundo Claudine Carrilho, gerente da ITNC, a incubadora é um ambiente de inovação que trabalha o desenvolvimento de microempresas, contribuindo para seu fortalecimento do mercado. “Tendo sua importância no ecossistema local, o que se pretende é contribuir para a melhoria da qualidade dos empreendimentos do Estado”, disse.

Já uma empresa incubada é aquela que, sendo legalmente constituída, possui vinculação formal a uma incubadora de empresas, trabalhando e desenvolvendo sob a sua orientação. Por sua vez, graduada é a empresa que passou pelo processo de incubação e já possui competências suficientes para se desenvolver sozinha.

Por fim, as incubadoras, ao oferecerem suporte ao empreendedor, possibilitam mais chances de sucesso. Além de condições favoráveis de infraestrutura e capacitação dos envolvidos, as empresas, ao partilharem o mesmo espaço, têm mais chances de êxito, ao tempo que as inter-relações favorecem o crescimento do negócio e o acesso ao mercado.

É o que pensa Anthony Victor, da empresa Cravtos, uma das atuais encubadas da ITNC: “procurei a incubadora buscando garantir que meu projeto tivesse o acompanhamento necessário ao seu correto desenvolvimento, bem como se inserir mais facilmente no ambiente de startup*. Aqui encontrei tudo isso, aliado ao pioneirismo, respaldo técnico e credibilidade, que são a marca do IFRN. ”

As empresas que forem selecionadas pela ITCN, ou por outra incubadora que abra seleção, poderão contar com suporte gerencial, assessorias e consultorias, qualificação aos empreendedores, estímulo a participações em feiras, congressos, seminários e afins. Os empreendedores têm, ainda, oportunidade de acesso a laboratórios e equipamentos.

 *Startup é uma expressão em língua inglesa que significa  
'começar algo'. Comumente relacionada a empresas que estão 
no início de suas atividades, a expressão está associada à 
exploração de atividades inovadoras.
Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas