Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência, Tecnologia e Extensão

SECITEX 2017: Congresso de Iniciação Científica e Simpósio de Extensão abrem inscrições

Interessados tem até 25/08 para submeter trabalhos

Publicada em 01/08/2017 Atualizada há 1 ano

Simpósio de Extensão e Congresso de Iniciação Científica com inscrições até 25/8

Realizada desde 2015, a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) 2017 já tem data marcada. Com o tema “A Matemática está em Tudo”, de 28 a 30 de novembro, o Campus Caicó, sediará o evento e suas sete atividades acadêmicas: o XIII Congresso de Iniciação Científica do Instituto (Congic), o II Prêmio de Empreendedorismo Inovador e a III Olimpíada de Robótica; também a II Mostra Coletiva de Arte, a quinta edição do Simpósio de Extensão e da Mostra Tecnológica e a IV Expotec (Exposição Científica, Tecnológica e Cultural) do campus-sede.

Inscrições

A 13ª edição do Congic da Instituição tem como objetivo socializar resultados de projetos e de pesquisas realizadas em todos os campi do IFRN, além de fomentar a realização de ações integradas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Já o V Simpósio de Extensão busca reunir a comunidade acadêmica para discutir as temáticas da extensão no âmbito dos Institutos Federais e mostrar a comunidade externa as diversas ações de extensão desenvolvidas no Instituto.

Para ambos os eventos, está aberto, desde o dia 1º de agosto, o período para submissão de trabalhos; inscrições seguem até 25/08. A divulgação dos trabalhos selecionados acontece no dia 18 de outubro.

Congic e Simpósio de Extensão

O Congresso de Iniciação Científica é promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN e tem contado com uma média de 500 trabalhos desenvolvidos por pesquisadores discentes e docentes da Instituição e de fora dela. Segundo Darlyne Fontes, lotada na Propi, o Congic busca contribuir com a publicação das produções acadêmicas e técnico-científicas nas mais diversas áreas do conhecimento: “a ideia é estimular e viabilizando o acesso à informação de maneira democrática e comprometida com a qualidade de seus manuscritos”, disse Darlyne.

Já o Simpósio de Extensão, que teve sua realização iniciada em 2013, chega a sua quinta edição sendo composto pela submissão de resumos expandidos. Segundo Thiago Loureiro, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, a Pró-Reitoria de Extensão disponibilizará estandes para a Mostra, que pretende destacar trabalhos que incluíam na apresentação elementos para demonstração, tais como: produtos, maquetes, protótipos e outros recursos audiovisuais. 

Normas para submissão dos trabalhos

Dividido em categorias de apresentação, no V Simpósio de Extensão, os trabalhos serão avaliados por, pelo menos, dois avaliadores, sendo um interno e um externo. O modelo de submissão dos resumos expandidos está disponível na página do evento. As categorias são: Pôster, onde o resumo expandido deverá ser apresentado em banner impresso no formato estabelecido pelo evento nos expositores disponíveis, e Mostra, quando a apresentação do trabalho será feita em um estande (com 3m2 por trabalho).

Já as normas de formatação dos artigos a serem submetidos ao Congic está disponível na aba do Congresso dentro do Portal Secitex 2017. Lá constam todas as instruções para submissão. Além do formato do texto, há a necessidade de se observar e escolher a área de conhecimento em que o artigo se enquadra.

Secitex

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), realizada pelo IFRN através das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão é evento com organização do campus sede em cada ano. A semana já aconteceu em Santa Cruz (2015) e Parnamirim (2016).

A Secitex é uma mostra dos principais trabalhos realizados por alunos e servidores dos 21 campi do Instituto. Com diversas ações, objetiva também ser um espaço de exposição para pesquisadores, empreendedores e artistas de todo estado. Em 2017, as atividades estão sendo organizadas pelo Campus Caicó e conta com o auxílio das áreas de pesquisa e extensão do IFRN. Assim como no ano passado, a Secitex vem recheada de outros eventos como Congic, Simpósio de Extensão, Mostra Tecnológica, Prêmio de Empreendedorismo Inovador, Olimpíada De Robótica e a Expotec do Campus Caicó. Tudo isso acontece entre os dias 28 e 30 de novembro no complexo turístico Ilha de Santana, que fica no centro da cidade seridoense.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas