ProITEC

Tire suas dúvidas sobre o preparatório do IFRN para estudantes da rede pública

Publicada em 20/03/2019 Atualizada há 12 meses

Programa serve como preparação para o Exame de Seleção
  • O que é?

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) é um curso na modalidade à distância, voltado para alunos do 9º ano da rede pública de ensino. O programa prepara os estudantes por meio de livro, fascículos e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado ministrado pelo IFRN.

• Quem pode participar?
Não há limite de vagas oferecidas para o ProITEC. Poderão participar do ProITEC alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as 'séries' ou 'anos' anteriores do Ensino Fundamental, exclusivamente em escola da rede pública de ensino. Por rede pública de ensino, compreende-se escolas públicas municipais, estaduais e federais, mantidas exclusivamente pelos municípios, pelos estados da federação brasileira ou pela união. Alunos que, em algum momento do ensino fundamental, estudaram em escolas particulares, comunitárias, filantrópicas e/ou cenecistas, gratuitas ou similares, mesmo com a percepção de bolsa de estudos, não se enquadram dentre os que poderão participar do ProITEC.

• Aluno do 8º ano pode se inscrever por experiência?
Não. É obrigatório estar no 9º ano ou já ter concluído o ensino fundamental.

• Aluno do 1º ano do ensino médio pode se inscrever?
Desde que todo o ensino fundamental tenha sido cursado em escola pública, sim. É importante lembrar que o Programa prepara para o Exame de Seleção, ou seja, caso, posteriormente, o candidato se inscreva no Exame e seja aprovado, terá de cursar, novamente, o 1º ano do ensino médio, pois o processo seletivo é para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.

• Quanto custa para participar?
Para confirmar a inscrição, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 30,00.

• Como deve proceder quem não tem condições para pagar a taxa de inscrição?
Para a isenção da taxa de inscrição, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Ressaltamos que é preciso prestar atenção ao resultado das solicitações de isenção da taxa, que é publicado no Portal do IFRN. Caso o pedido não seja aprovado, o candidato deverá efetuar o pagamento de R$ 30,00.

• Serve para entrar no IFRN?
Não. O ProITEC é um curso voltado para reforçar a aprendizagem de alunos de escolas públicas e prepará-los para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o Exame de Seleção. A Nota da Prova do ProITEC não será utilizada para concorrer às vagas dos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada ofertados pelo IFRN.

• Qual a vantagem de fazer então?
O reforço da aprendizagem. Os livros são elaborados por professores do IFRN e contém todo o conteúdo do Exame de Seleção - por este motivo, é uma excelente preparação para o processo seletivo.

• Como funciona?
Acontece a aplicação da prova, que possui a mesma estrutura do Exame de Seleção do IFRN: horário para chegar e fechar os portões, tempo limite para fazer a prova e fiscais de sala - funcionando, assim, como um simulado. Não há lista de classificação, já que não é o processo seletivo, mas o desempenho é publicado no Portal do Candidato e o estudante pode verificar quais os assuntos que precisarão de reforço.

• Como é a inscrição no ProITEC?
As inscrições são via Portal do Candidato. Se o candidato ainda não tiver cadastro, precisa se cadastrar, acessar o e-mail informado para confirmar o cadastro e, então, entrar no site com o login e a senha para se inscrever. Para estar efetivamente inscrito, é necessário entregar os documentos exigidos pelo edital (uma foto 3x4 recente; documento de identificação, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original); comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original); certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e origina); e histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original).

• Todos que se inscrevem já estão inscritos no Exame de Seleção?
Não. O curso é apenas preparatório para o processo seletivo, mas o aluno regularmente matriculado no ProITEC 2018 estará isento do pagamento de inscrição para o Processo Seletivo destinado aos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2020.

• Como faço para ter um bom desempenho com o ProITEC?
O material disponibilizado aos aprovados (livro, fascículos e teleaulas) contempla todo o conteúdo abordado no Programa e no Exame de Seleção, então, o bom aproveitamento dele pode auxiliar na conquista de um melhor desempenho.

• Todo mundo que se inscreve recebe o certificado?
Não. Apenas os inscritos que compareceram à prova.

Acesse:

Edital 10/2019 - ProITEC