Revista HOLOS lança quarto volume de 2011

São apresentados quinze artigos em diversas áreas

Publicada em 04/10/2011 Atualizada há 12 meses

Há oito anos ininterruptos a Revista HOLOS divulga a produção científica dos pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na Internet, incluindo também artigos elaborados a partir das monografias dos estudantes dos cursos superiores da Instituição.

O quarto volume da revista em 2011 vem a publico durante as comemorações do 102º aniversário do IFRN, no momento em que a Instituição vive um processo de internacionalização, com sua inserção no Programa Sem Fronteiras do Governo Brasileiro, além dos programas de cooperação com liceus e universidades francesas e com a Universidade do Minho, de Portugal.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, José Yvan Pereira Leite, destaca que desde que a publicação adquiriu a opção digital, o número de acessos em todo o mundo aumentou consideravelmente. “Atualmente, o periódico alcança os vários continentes com 6,5% dos seus acessos advindos do exterior. A internacionalização da ciência brasileira também nos obriga a pensar em apresentar os artigos em português e inglês, o que vem sendo analisado, para implantação a partir de 2012", afirmou.

Nesta edição são apresentados quinze artigos originários de diversas instituições, entre elas o IFRN, UFRN, UFERSA e UERN. "Trata-se de contribuições nas mais diversas áreas, incluindo as engenharias ambiental, de materiais, química, sanitária, alimentos, com como as áreas de geociências, de ensino de ciências, de filosofia e formação docente", afirmou o prof. André Luiz Calado de Araújo e um dos editores da revista.

Confira os quinze artigos da quarta edição de 2011 da revista HOLOS:

- Impactos socioambientais gerados aos pescadores da comunidade ribeirinha de Bonsucesso-MT pela construção da Barragem de Manso;

- Monitoramento da qualidade química da água para fins de irrigação nio Rio Açu, RN;

- Agenda Ambiental na Administração Pública (A30): Um estudo sobre a potencialidade de aplicação no município de São Gonçalo do Amarante-RN;

- A gestão da coleta seletiva dos resíduos sólidos pelo poder público municipal, em Mossoró-RN;

- Desconforto acústico em biblioteca escolar;

- Single-phase and two-phase secondary coolants: Simulation and evaluation of their thermophisical properties;

- Composite friend sisal / Polyester treated in surface;

- Síntese e caracterização estrutural de SnO2 dopado com Ni;

- Propriedades elétricas de BaTiO3 dopado com SiO2 e Bi2O3;

- Avaliação sensorial de goiabas passas obtida por técnicas combinadas de desidratação osmótica e secagem;

- Caracterização físico-química e sensorial de vinhos brancos da região noroeste de São Paulo;

- Replicação de fósseis de foraminifera utilizando reaproveitamento de "isopor" com alunos do IFPB-CG;

- As metodologias de ensino de ciências: Contribuições da experimentação e da história e filosofia da ciência;

- Ensino de filosofia e EJA: contextualização histórica e desafios da contemporaneidade;

- Pesquisa (auto) biográfica e (auto) formação crítica do professor de língua inglesa.

Acesse as edições anteriores da revista HOLOS.