Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN recebe avaliadores da Capes para reunião sobre projeto de doutorado do PPGEP
PPGEP

IFRN recebe avaliadores da Capes para reunião sobre projeto de doutorado do PPGEP

04/09/2018 - A reunião aconteceu na Reitoria nesta segunda-feira (3)

IFRN recebe avaliadores da Capes para reunião sobre projeto de doutorado do PPGEP

A reunião de boas-vindas abordou temas relacionados a educação profissional no instituto

Aconteceu na Reitoria do IFRN, nesta segunda-feira (3), a reunião de boas-vindas aos avaliadores da Capes que vieram ao Instituto para conversar sobre o projeto de doutorado Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP). Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à importância do acesso à educação e a relevância do papel que o Instituto desempenha nesse cenário. 

Representavam a Capes José Rubens Lima Jardilino, da Universidade Federal de Ouro Preto, e Betânia Leite Ramalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participaram também da reunião o reitor do IFRN, Wyllys Fakatt Tabosa, equipe de professores do PPGEP, coordenador do Programa, Mateus , equipe de gestores da Reitoria e o diretor do Campus-Natal-Central do Instituto, Arnóbio de Araújo Filho.

O reitor do Instituto, Wyllys Farkatt, destacou a importância da pós-graduação: "o desenvolvimento da pesquisa acadêmica é essencial para nossa nova institucionalidade, formada com a criação dos Institutos Federais. Além da educação profissional em si, temos um olhar especial para a formação de professores e para a reflexão sobre o mundo do trabalho".

A avaliadora Betânia Leite frisou o reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela Instituição. "Fico feliz também em pensar que estamos visando à criação de mais um doutorado com foco na educação, que deve ser o segundo do estado. Nos últimos anos, vem acontecendo uma elevação das notas obtidas pelos cursos de pós-graduação no Nordeste, o que é muito positivo", falou a avaliadora.

Para o diretor geral do campus Natal Central, Arnóbio Filho, o mestrado traz à tona desafios: “é algo desafiador, mas é muito importante para a instituição e para o país, pois o programa dá oportunidades na área da educação. Esse trabalho vem sendo implementado desde 2012 com o mestrado, e hoje traz frutos bastante satisfatórios para a sociedade potiguar”.

O PPGEP objetiva dar continuidade à formação científica de profissionais de diversas áreas de conhecimento, capacitando-os para a reflexão, pesquisa e docência na área da educação profissional. O PPGEP é constituído por duas linhas de pesquisa: Políticas e Práxis em Educação Profissional e Formação Docente e práticas pedagógicas.

Na pós-graduação, o IFRN conta com 5 programas de mestrado, 28 licenciaturas, 22 especializações e desempenha papel importante na valorização da educação aqui no estado, através da formação técnica profissional e do trabalho na formação de professores. Hoje, são aproximadamente 441 estudantes inscritos nos programas de mestrado e mais de 2 mil alunos matriculados nos cursos de licenciatura. 

 

Ações do documento

Tags:
Página em carregamento