Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reitoria

Reunião do Gabinete Itinerante apresenta os índices de ensino do IFRN

Amanhã (3) é a vez dos campi Macau e Ipanguaçu receberem os gestores sistêmicos da Instituição

Publicada em 02/02/2015 Atualizada há 12 meses

Encontro contou com a participação dos servidores da Reitoria do IFRN.

Na tarde desta segunda-feira (2), o reitor do IFRN, Belchior Rocha, reuniu-se com os servidores da Reitoria, na Sala de Atos do prédio, para a realização de mais um encontro do Gabinete Itinerante. Esta foi a primeira reunião da terceira edição do projeto no ano letivo 2014. O tema, "Indicadores de Ensino 2012-2014", foi apresentado pelo professor Alessandro Souza, diretor de Administração Acadêmica do IFRN.

Inicialmente, o reitor deu boas-vindas aos servidores presentes na reunião e destacou a importância de se discutir o tema desta edição do Gabinete Itinerante. "O ensino é nossa principal atividade, portanto, é essencial que tenhamos conhecimento sobre todas as informações e dados que estão relacionados a ele. Além disso, precisamos saber quais os resultados dos trabalhos que estamos desenvolvendo. Apesar de não termos alunos na Reitoria, é em função deles que trabalhamos", enfatizou.

O reitor contextualizou de maneira geral os planos do IFRN para o ano de 2015, como também do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), do qual é o presidente eleito para a gestão 2015. Segundo o reitor, o diálogo dos reitores integrantes do Conif com o Ministério da Educação é constante e, ainda que 2015 seja um ano de adequações orçamentárias, a proposta é dar continuidade à expansão da Rede.

Logo após a fala do reitor, o diretor de Administração Acadêmica do IFRN apresentou os principais índices de ensino relacionados a servidores, alunos e carga horária docente. De acordo com ele, 95% dos dados foram extraídos do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do IFRN e em breve estarão disponíveis para pesquisa voluntária de qualquer servidor, o que dará mais praticidade e transparência ao trabalho desenvolvido na Instituição.

Sobre servidores, percebeu-se que houve um acréscimo de mais de 400 professores em quatros anos, uma vez que em 2012 eram 800 e hoje o Instituto conta com 1244 docentes, evolução que também pode ser notada em relação aos técnico-administrativos, que eram 671 em 2012 e hoje são 1095. Dos professores, hoje 338 possuem mestrado e 182 doutorado. Já entre os técnico-administrativos, há um número de 380 especialistas e 127 com pós-graduação stricto sensu.

Em relação aos alunos, em quatro anos, houve um crescimento de mais de 26% no número de matrículas, que em 2012 era 20.578 e, em 2014, 26.013. A previsão é que haja o ingresso de mais de 14 mil novos alunos té o final de 2015, baseado nos editais de processos seletivos já publicados e que ainda vão ser publicados durante o ano. Ao final da apresentação, houve a discussão das informações compartilhadas com os presentes à reunião.

Os dados apresentados serão divulgados nos próximos encontros do Gabinete Itinerante, com foco em cada um dos campi que receber o projeto. As próxima reuniões estão agendadas para amanhã, 3 de fevereiro, nos campi Macau, às 10h, e Ipanguaçu, às 14h30. Foi divulgado um cronograma parcial desta edição do projeto. Até o final da semana, ele deverá ser atualizado, com as informações sobre os encontros nos campi não mencionados.

Acesse o cronograma parcial desta edição do Gabinete Itinerante.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas