Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TECNOLOGIA

IFRN discute parcerias com Governo do RN para realização do Robótica 2020

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, no prédio da Governadoria

Publicada em 03/09/2019 Atualizada há 1 ano

Wyllys Farkatt e a comitiva de professores do IFRN se reuniram com a governadora Fátima Bezerra, no Centro Administrativo

Uma comitiva do IFRN se reuniu com a governadora Fátima Bezerra nesta terça-feira, 3, no Centro Administrativo, para dialogar acerca de parcerias para a realização do Robótica 2020, um dos maiores eventos da área na América Latina. Além dos representantes do Instituto, estiveram presentes outras autoridades, como o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Ferreira; e o deputado estadual Francisco Medeiros, responsável pelo agendamento do encontro.

A representação do IFRN, composta pelo reitor Wyllys Farkatt, o diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio, e pelos professores Sarah Thomaz, Amadeus Albino e Allyson Soares, professores do IFRN e membros da comissão organizadora do evento, apresentou um panorama geral do Robótica 2020, resgatando a história, as conquistas, os custos e impactos positivos que ele pode exercer na economia e na educação do estado. "A robótica hoje é uma das 10 áreas mais pesquisadas no ambiente acadêmico do mundo, além de anualmente ter um crescimento médio previsto de 11,5% até 2021 no meio da industrial", destacou Sarah, coordenadora da comissão. Amadeus, que é o responsável pela coordenação de marketing e divulgação científica, acrescentou que além dos 4.500 participantes de toda a América Latina que estarão no evento, a expectativa de visitantes gira em torno de 60 mil pessoas durante os cinco dias previstos de programação. "O retorno científico é gigante e é o mais difícil de mensurarmos. E quando avaliamos o apoio do Governo evidenciamos o retorno que a iniciativa dá à sociedade", afirmou.

Fátima Bezerra parabenizou o IFRN pela importância de trazer um megaevento de ciência e tecnologia para Natal. "Nosso desejo de colaborar é imenso, mas a situação financeira do Estado é delicada", afirmou a governadora. Diante disso, Wyllys Farkatt, firmou o compromisso de, mesmo diante dos frequentes contigenciamentos financeiros, discutir com o Colégio de Dirigentes do IFRN a destinação de parte da verba de investimentos afim de viabilizar o evento. "Assim poderemos dimensionar mais objetivamente os custos, para enfrentarmos melhor essas dificuldades", concluiu o reitor. "Agora, com o projeto em mãos, vamos analisar de que forma a parceria pode acontecer", declarou a governadora.

Palavras-chave:
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas