Reitoria no Campus percorre mais de 10 mil km e termina no polo Seridó

Projeto teve avaliação positiva da comunidade acadêmica e deve se repetir em 2018

Publicada em 29/06/2017 Atualizada há 12 meses

Estudantes e servidores do Campus Santa Cruz que participaram das reuniões do projeto

Percorrer todos os 21 campi do IFRN compartilhando informações sobre seu planejamento, orçamento, processos e ações, além de levantar os problemas e procurar soluções para eles. Foi esse o objetivo do Reitoria no Campus, que levou reitor, pró-reitores, diretores e demais gestores sistêmicos da Reitoria para conversar diretamente com alunos e servidores.

A jornada começou no dia 24 de abril, nos campi EaD e Natal-Central. Na semana passada, a equipe da Reitoria visitou os campi Natal-Cidade Alta e Canguaretama, terminando no polo Seridó: Currais Novos, Parelhas, Caicó e, para encerrar, Santa Cruz.

Baseado na ideia do Gabinete Itinerante, que aconteceu de 2008 a 2016, o Reitoria no Campus surgiu com uma nova metodologia. Dessas vez, os encontros seriam do reitor e diretor geral do campus com os estudantes. Enquanto isso, os gestores se reuniriam por área sistêmica, enquanto os demais servidores poderiam escolher sobre qual daquelas áreas queriam conversar de maneira mais detalhada. Ao final, todos os gestores compartilhariam as discussões dos seus grupos e aos problemas seriam indicadas as possíveis soluções. Assim foi feito.

"A avaliação que faço é bastante positiva. Debatendo de forma mais específica cada área da instituição podemos ter uma maior compreensão sobre como nosso campus se articula com os demais", declarou a diretora-geral do Campus Santa Cruz, Samira Delgado. Para Andreza Luna, coordenadora de Atividades Estudantis do Campus, o encontro foi essencial: "estou na coordenação há dois meses e hoje tive a oportunidade de entender melhor como acontece o processo de descentralização de recursos orçamentários e outros detalhes administrativos", enfatizou.

O tema central do primeiro Reitoria no Campus foi "O IFRN e seus desafios". A aluna Ellen Marjorie, do curso técnico integrado em Informática do Campus Santa Cruz, não sabia dizer exatamente quais eram. "Imagino que sejam grandes, porque tem muita gente, muitos cursos diferentes", comentou.

"Estou muito feliz com o resultado deste primeiro Reitoria no Campus. Pudemos compartilhar com os estudantes informações sobre orçamento, documentos institucionais, auditoria e outros temas basilares para nosso funcionamento. O que mais me motivou foi confirmar o nível cognitivo e de empoderamento deles. Todas as reuniões com os estudantes se prolongaram mais do que o previsto. Além de discutir os assuntos apresentados, eles nos falavam dos problemas e já apontavam os caminhos para solução", comemorou o reitor.

Os gestores vão conversar ainda com os servidores da Reitoria, responsáveis pela administração geral do Instituto. Os encontros acontecem na segunda (3) e terça-feira (4). O projeto deve voltar em 2018, com uma nova temática e outra rodada de discussões nos campi do Instituto.