Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO

Reitoria no Campus 2018.2 já visitou seis campi do IFRN

Os campi São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, EaD, Natal - Zona Norte, São Paulo do Potengi e Parnamirim receberam visitas do projeto.

Publicada em 06/09/2018 Atualizada há 1 ano

Equipe técnica do IFRN em visita ao Campus Ceará-Mirim

O projeto Reitoria no Campus percorreu, na última semana, entre 29 e 31 de agosto, os campi São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Natal-Zona Norte, EaD, São Paulo do Potengi e Parnamirim. O evento foi marcado pela interação entre a comunidade interna com a equipe técnica da Reitoria, composta pelo reitor, Wyllys Farkatt, pelo chefe de Gabinete e da Auditoria Interna, além de representantes da Assessoria de Comunicação Social e de Suporte Organizacional, diretores sistêmicos e pró-reitores.

O momento é uma oportunidade de os campi levantarem propostas, por meio das quais a Reitoria pode conhecer as demandas, os anseios da comunidade interna e o andamento das atividades desenvolvidas em cada unidade do Instituto. Além dessa triagem inicial, o projeto – cujo tema, nessa edição, foi "Avanços, desafios e perspectivas institucionais" –  discutiu a importância da participação de alunos e servidores na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e apresentou retornos sobre as necessidades levantadas na última edição do projeto. 

Campi São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim

Na manhã do dia 29/8, o Campus São Gonçalo do Amarante abriu as atividades do Reitoria no Campus. No momento, foram apresentadas, pelos alunos, as necessidades de mudanças nas estruturas curriculares de alguns cursos, assim como a criação de novos, com foco nas áreas de engenharia civil e de produção. À tarde, o Campus Ceará-Mirim, por sua vez, discutiu o processo de reavaliação de cursos coordenados pela Pró-Reitoria de Ensino, as perspectivas de orçamento para 2019 e as políticas de atividades estudantis.

Campi EaD e Natal – Zona Norte

No dia 30/8, no turno matutino, o Campus EaD levantou demandas relativas à estrutura tecnológica e a sua manutenção. No momento, também foram debatidas possíveis soluções, como o uso do canal do Youtube IFRN EaD Cotic para aulas e reuniões de assuntos relacionados ao ensino à distância. O Campus Natal – Zona Norte, à tarde, recebeu não só respostas sobre as pautas sugeridas, pela comunidade interna, na última edição do Reitoria no Campus, como também os indicadores de desempenho nas práticas de ensino desenvolvidas no ano de 2017. 

Campi São Paulo do Potengi e Parnamirim

No dia 4 de setembro, no período vespertino, o Campus São Paulo do Potengi recebeu os gestores da sede do Instituto. No dia seguinte, 5/9, também à tarde, foi a vez do Campus Parnamirim. Em ambas as unidades, a importância da participação de alunos e servidores foi discutida e pontuada.

Reitoria no Campus

Organizado pelo Gabinete, o Reitoria no Campus é realizado, anualmente, nos 21 Campi que compõem o IFRN. O momento é oportuno para apresentar, a todos os Campi, os resultados alcançados em relação às demandas apresentadas nas edições anteriores. De acordo com o professor Mariz Fernandes, assessor de suporte de assuntos educacionais, a presença do público, nas quatro primeiras visitas, foi positiva, o que contribuiu com uma pluralidade de ideias e concepções sobre os rumos que o IFRN deve tomar nos próximos anos. “A participação dos alunos está sendo muito boa. É importante frisar que não tem surgido grandes dificuldades nas pautas levantadas. Espera-se, portanto, que a Reitoria possa contribuir com as demandas, assim como ocorreu na edição passada ”, avaliou.

O projeto segue até o dia 25 de outubro, percorrendo todos os Campi do Instituto. A seguir, é possível conferir o cronograma completo das visitas nos meses de setembro e outubro. Os Campis Natal-Central e Macau continuam sem datas definidas para receber o Reitoria no Campus. 

Calendário de visitas

Setembro

Dia 18 – Campus João Câmara (vespertino)

Dia 19 – Campus Ipanguaçu (vespertino)

Dia 20 – Campus Mossoró (matutino)

Dia 25 – Campus Currais Novos  (vespertino)

Dia 26 – Campus Santa Cruz (matutino e vespertino)

Outubro

Dia 02 – Campus Nova Cruz (matutino) e Campus Canguaretama (vespertino)

Dia 10 – Campus Pau dos Ferros (vespertino)

Dia 11 – Campus Apodi (matutino)

Dia 23 – Campus Avançado Parelhas (vespertino)

Dia 24 – Campus Caicó (matutino)

Dia 25 – Reitoria

A definir

  • Campus Avançado Lajes
  • Campus Natal-Cidade Alta
  • Campus Natal-Central
  • Campus Macau

 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

O objetivo principal do PDI é identificar, de forma ampla e irrestrita, quais são as sugestões para a proposição de melhorias na atuação institucional. O Plano esteve disponível entre os dias 25 de julho e 17 de agosto e recebeu, nesse período, 597 contribuições diretas e mais de 40 mil manifestações de concordância/discordância, que serão cruzadas em indicadores de desempenho. Após essa etapa, será possível adotar metas que poderão ser alcançadas entre 2019-2023.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas