Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

educação

Reitoria do IFRN recebe governadora em ação contra bloqueio orçamentário

Governadora, secretário da Educação e reitor do Instituto participaram de abraço simbólico

Publicada em 14/05/2019 Atualizada há 1 ano

Ação aconteceu na entrada da Reitoria. Foto: Thuan Duarte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, juntamente com o vice governador, Antenor Roberto, e o secretário da Educação, Getúlio Marques, estiveram presentes, na tarde desta terça-feira (14), à Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O momento teve como objetivo reforçar o apoio do Governo do Estado contra o bloqueio de 30% nos recursos orçamentários das instituições federais de ensino em 2019, anunciados recentemente pelo Ministério da Educação. Também participaram do momento, encerrado com um abraço simbólico, os servidores da Reitoria, efetivos e terceirizados, estagiários, bolsistas, representantes do Sinasefe Natal e a deputada estadual Isolda Dantas.

Na ocasião, o reitor do IFRN, Willys Farkatt Tabosa, declarou a importância da Instituição no estado e no país. “O IFRN atende, especificamente, 92% de estudantes que têm uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e mais de 65% dos alunos com uma renda de até meio salário mínimo. São para esses estudantes que nós estamos trabalhando, são para eles que nós estamos fazendo todo esforço de manter a nossa Instituição”. Ainda durante o discurso, o reitor enfatizou o trabalho realizado pelo Instituto: “o IFRN está chegando aos 110 anos por aqueles que nos antecederam e por aqueles que estão aqui e continuará existindo por aqueles que virão. Eu acredito, extremamente, na força, no trabalho, na determinação e na coragem de cada um de nós, porque sabemos o trabalho que desenvolvemos e os resultados que são obtidos”.

Em sua fala, a governadora ressaltou a luta vivenciada e o apoio ao IFRN. “Eu tenho obrigação de estar aqui para dizer que essa luta também é nossa. Nós temos que dar as mãos e estarmos muito unidos. Nesta momento quero convocar, não só os pais e familiares dos alunos do IFRN, mas a sociedade do estado, a classe empresarial, a OAB e todas as entidades representativas norte-rio-grandenses para fazer parte desta luta”. Ainda no decorrer da mensagem, Fátima destacou a representatividade da Instituição no Rio Grande do Norte: “quanto mais andamos no estado, nos damos conta do papel que o IFRN tem no desenvolvimento local, regional, social. Não estou aqui somente como governadora, mas como professora e cidadã que sabe o que significa para o povo do meu estado e para os filhos da classe trabalhadora, o IFRN ter chegado e se desenvolvido no Seridó, no Oeste, no Alto-Oeste, no Trairi e no Potengi. Eu sei o que isto significa e que deve continuar significando do ponto de vista de inclusão social’, reforçou.

Por fim, a governadora encerrou reforçando o empenho realizado durante todos estes anos. “Não podemos perder o que, com muita luta, ganhamos. O povo do RN não pode perder às conquistas que tanto representam para a nossa geração e as futuras”, concluiu.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas