PARCERIA

IFRN vai firmar parceria com Secretaria de Saúde do estado

Em reunião nesta quarta (21), foram discutidas sugestões de projetos para o programa RN + Saudável

Publicada em 22/08/2019 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria. Foto: Nice Bertoldo

Nesta quarta-feira (21), o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Wyllys Farkatt Tabosa, recebeu o secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia. Cipriano apresentou o programa RN + Saudável, com o intuito de firmar parceria com a Instituição: “a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que coordena o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, tem colocado entre as suas prioridades o trabalho de promoção à saúde”, afirmou. Também participou da reunião o professor Fábio Duarte, coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Natal-Cidade Alta.

“Estamos prestes a lançar o programa RN + Saudável, que visa a trabalhar esse tema e, nesse sentido, a adesão das instituições que trabalham com educação, ciência e tecnologia é fundamental”, disse. De acordo com o que relatou o secretário, as perspectivas são positivas. Ele destacou o número de estudantes e servidores e a presença da Instituição em todo o estado. Falou ainda das competências técnicas que podem ser aproveitadas para a produção de material relativo à promoção da saúde.

Oportunidades

Na reunião, o secretário apontou que toda a rede de Saúde do Governo do Estado está aberta para oferecer vagas de estágio aos alunos do IFRN. Wyllys comentou que é uma boa oportunidade para os estudantes do curso Técnico de Manutenção de Equipamentos Biomédicos, ofertado pelo Campus Ceará-Mirim do IFRN: “assim, terão a sua formação e também estarão ajudando o estado. É uma parceria que tem só a somar o trabalho desenvolvido no IFRN e ao Governo do Estado, também, com as unidades de saúde”, concluiu.

“Nós vamos nos inserir no contexto do programa como um parceiro, na perspectiva tanto de formação profissional, tanto de capacitação, mas também como suporte técnico para projetos que envolvam ações de saúde e educação”, destacou Wyllys. Ainda segundo o reitor, no caso do IFRN, especificamente, as ações, por exemplo, na área de saúde mental, viabilizarão uma facilidade no encaminhamento de estudantes para as unidades de saúde que o estado tem, no ponto de vista da ação de cura e tratamento, quando percebido que necessário.

RN + Saudável

O programa RN + Saudável visa a construir estratégias intersetoriais de promoção à saúde que assegurem o direito à cidade, ampliem a qualidade de vida e cidadania. Entre as ações a serem desenvolvidas, estão a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar; o incentivo do estilo de vida ativo por meio de atividades esportivas e lazer; o fomento à redução da morbimortalidade causada pelos acidentes de trânsito e pelas demais formas de violências; a contribuição para o saneamento básico; a redução de fertilizantes sintéticos agrotóxicos e o incremento do cultivo de produtos alimentícios mais saudáveis.

extensao
pesquisa