Reitor do IFRN reforça possibilidades de parcerias com municípios do estado

Wyllys Farkatt destacou ainda a necessidade de apoio para a transformação de Lajes e Parelhas em campi efetivos

Publicada em 26/10/2017 Atualizada há 1 ano

Reitor apresentou possibilidades de parcerias para prefeitos e parlamentares

Na manhã desta segunda-feira, o reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, participou de encontro com os prefeitos do município do estado, promovida pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). A participação foi um convite do presidente da Femurn, Luiz Bênes Leocádio de Araújo, após reunião realizada na sede da Femurn para discutir possibilidades de parcerias entre o Instituto e os municípios.

Estiveram presentes ao encontro o superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN, Jairo Santos; o gerente de projetos Erivan Sales do Amaral e o coordenador de Projetos, Emerson Cortez. O reitor do Instituto, primeiro a falar no Encontro, apontou as principais situações em que o IFRN poderia contribuir com o desenvolvimento da educação e da gestão dos municípios, como capacitações de professores e de servidores administrativos e sistemas tecnológicos de apoio à gestão.

"O Suap é o sistema utilizado e desenvolvido pelo IFRN, sendo o software oficial da Escola Nacional de Administração Pública. Temos certeza que uma parceria poderia contribuir bastante com os municípios. O reitor explicou que a parceria poderia ser articulada através da Funcern, que possui 18 anos de experiência na coordenação de projetos e de concursos públicos, o que também poderia ser viabilizado entre a Fundação e os municípios.

DE CAMPUS AVANÇADO A CAMPUS CONSOLIDADO

Além dos prefeitos, estiveram presentes ao encontro os onze parlamentares federais do Rio Grande do Norte, entre deputados e senadores. O reitor do Instituto aproveitou a oportunidade para reforçar o pedido de apoio para a transformação dos campi avançados Lajes e Parelhas em Campus de fato. A mudança oportunizaria a ampliação da atuação do IFRN nas regiões em que as unidades de ensino estão situadas, com a abertura de mais códigos de vagas para servidores e o aumento da oferta de cursos e projetos desenvolvidos. "Os campi possuem estrutura completa de Campus e uma atuação já consolidada na região. A transformação nos permitiria o aumento disso", destacou o reitor. O senador José Agripino se mostrou solícito à reivindicação. A senadora Fátima Bezerra informou que já foi aberto processo pleiteando a mudança.