Reitor do IFRN recebe título de cidadão natalense

A homenagem foi prestada a Belchior Rocha e a ex-professores da Instituição.

Publicada em 27/09/2011 Atualizada há 1 ano

Reitor Belchior Rocha recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Natal

“O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte é um dos ícones, uma âncora da educação do nosso estado”. Partindo dessa observação do vereador Raniere Barbosa, hoje (22), foi realizada a solenidade de entrega do título de cidadão natalense ao reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha. A proposta foi subscrita pelo vereador George Câmara.

Segundo Raniere, dada a contribuição do Instituto para o desenvolvimento do nosso estado, também foram homenageados quatro ex-professores que marcaram a história da instituição: os senhores Antônio Fernandes de Carvalho; Jairo Fabrício Alves; Severino do Ramo de Brito e Nivaldo Calixto Torres, que não pode estar presente à cerimônia.

Prestigiaram a solenidade pessoas representativas do IFRN; familiares e amigos dos professores homenageados e do reitor Belchior Rocha; o vereador Júlio Protásio; o secretário adjunto de Educação Marcos Cleber Alves, representante da prefeita Micarla de Souza; a coordenadora da Codese, Tânia Leiros, representante da governadora Rosalba Ciarlini; a reitora da UFRN, Ângela Paiva.

Filho de família humilde, Belchior saiu da Fazenda Cravo, na época município de Taipu, hoje, Poço Branco, vindo para Natal morar na casa de conhecidos dos pais com o objetivo de estudar. A partir daí, dava-se início a uma trajetória de vida dedicada à busca pelo conhecimento.

Alfabetizado por uma das irmãs e inspirado pelas tias e avó, dedicadas à educação, Belchior Rocha passou por várias das fases dessa “casa de educação”, como ele costuma chamar. Ex-aluno, professor, diretor na época do CEFET, é o primeiro reitor do IFRN, respaldado por importantes gestores da escola, como o professor Francisco das Chagas Mariz, hoje pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Os professores homenageados na ocasião também tiveram suas histórias de vida ligadas à da Instituição. Tendo acompanhado a mudança de Escola Industrial para ETFRN, Severino do Ramo destaca que “tivemos nosso momento e cumprimos muito bem nossa missão”.

Jairo Fabrício ressaltou a satisfação por ter lecionado e dirigindo vários setores da Instituição. Já Antônio Fernandes destacou o fato de ter sido aluno, quando a escola ainda era na Avenida Rio Branco, e dessa experiência ter surgido o sonho de ensinar. Ele dedicou 35 anos da sua vida à atividade de professor da escola.

Belchior Rocha declarou a satisfação de hoje representar uma instituição que dá a oportunidade de levar o conhecimento e chance de crescimento a meninos pobres como um dia ele foi, na Fazenda Cravo. O reitor creditou a credibilidade que o Instituto tem a uma “continuidade de propósito de pessoas bem intencionadas, de profissionais altamente qualificados”. O vereador George Câmara destacou a “luta de uma geração de gestores para o fortalecimento da instituição”

Belchior Rocha encerrou a cerimônia falando da alegria de receber a homenagem um dia antes de o IFRN completar 102 anos de história. Ele agradeceu e dedicou a homenagem à família e a todos os amigos, do Instituto e de fora dele, “que constroem os pilares da minha vida”, frisou o reitor.

Ex-professores também homenageados na solenidade de entrega de título de cidadão natalense ao reitor Belchior Rocha.

extensao
pesquisa