Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

programas internacionais

Reitor do IFRN participa de conferência sobre internacionalização do ensino

Conferência Faubai foi organizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional

Publicada em 17/04/2018 Atualizada há 1 ano

A Conferência Faubai 2018 aconteceu entre 14 a 18 de abril, no Rio de Janeiro

A Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) organizou, entre 14 a 18 de abril, a Conferência FaubaI 2018. O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, é tido como o mais importante sobre a internacionalização do ensino superior na América do Sul.

Com representação de instituições de ensino, associações e organizações do Brasil e do exterior, a Faubai 2018 reuniu especialistas em internacionalização do Ensino Superior em plenárias e sessões paralelas. A conferência foi centrada na relação entre internacionalização e pesquisa, ainda discutindo os desafios e estratégias para implementar políticas abrangentes na área e a atratividade da pesquisa brasileira.

“Essa conferência ofereceu uma oportunidade única de encontrar parceiros e alguns dos mais importantes atores e especialistas no campo da internacionalização. Ainda pudemos ampliar nosso conhecimento sobre políticas e programas internacionais, o que tanto é bastante valoroso para o IFRN, tanto para a formação de pessoas como no intercâmbio de estudantes”, disse Wyllys Tabosa, reitor do Instituto, que participou do evento. Segundo ele, a Faubai representou, para o IFRN, a convicção de que a instituição está no caminho certo. No tocante à internacionalização, o reitor ressaltou que o evento amplia as possibilidades de parcerias internacionais.

President Day

Dentro da programação do evento, houve um dia voltado à integração entre chefes de instituições de ensino superior, no Brasil, os reitores. Chamado “President Day”, esse momento funcionou como um intercâmbio de experiências e prospecção de parcerias com vistas a projetos em comum o que, segundo Wyllys, proporcionou discussões sobre as iniciativas exitosas no âmbito da internacionalização. “Eu gostaria de destacar a fala do professor John Wick sobre o papel das instituições de ensino superior, a fala em que ele diz que devemos estar em sintonia com o que pensa e o que necessita a sociedade”. Para o reitor do IFRN, a descentralização do instituto em uma estrutura multicampi permite essa sintonia dentro do estado “estamos dentro dos municípios, ou seja, estamos muito mais próximos da comunidade. Isso nos permite ouvir os anseios da população, com a qual tratamos estando inseridos no contexto social de cada região do Rio Grande do Norte”, disse.

Relações internacionais 

Na bagagem Wyllys diz trazer contatos importantes e efetivas propostas de novas parcerias: “De Portugal, pelo menos duas instituições, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos do Porto e de Vigo, sinalizaram a pretensão de parcerias conosco”. O professor Marcelo Camilo, assessor de Relações Internacionais do IFRN, que também esteve presente na Faubai, acrescentou a possibilidade de acordos de cooperação para intercâmbio de estudantes e servidores em instituições de países como a Austrália e o Canadá. Há, ainda, a perspectiva de parcerias nas áreas de Big Data e cidades inteligentes, num convênio a ser protocolado junto à Universidade de Grenoble, na França. “Encerramos a Edição 2018 da Conferência Faubai com um saldo extremamente positivo”, finalizou Wyllys.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas