Relações Internacionais

Reitor Belchior Rocha participa de Comissão Mista Brasil-Alemanha

Grupo coordenado pelo MEC encontra-se na Alemanha a fim de reforçar cooperações educacionais

Publicada em 02/09/2014 Atualizada há 1 ano

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, encontra-se na Alemanha até o dia cinco de setembro para participar de missão do Ministério da Educação. A viagem busca aprimorar cooperações educacionais com o país europeu, principalmente em torno da mobilidade acadêmica e da educação profissional e tecnológica.

Belchior Rocha e reitores de outros Institutos Federais do Brasil participam do 32º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece até hoje (2), e da 41ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica, também hoje (2).

Os representantes do MEC farão também visitas técnicas ao Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) a empresas e Fachoschule, espécies de escolas técnicas superiores, atuantes no âmbito do sistema dual de ensino, que consiste na dualidade entre a qualificação teórica e a prática em contexto de trabalho. O objetivo das visitas é efetivar cooperações no contexto da formação profissional, em especial a metodologia do sistema dual de ensino, e na capacitação/formação de professores e gestores.

Para a Reunião da Comissão Mista, o MEC sugeriu uma pauta que abrange o Programa Ciência sem Fronteiras, a cooperação bilateral em educação com o aprofundamento dos programas tradicionais e novas parcerias estratégicas e redes temáticas e a Educação Profissional e Tecnológica. Em relação ao último assunto, está sendo discutido o fortalecimento da cooperação Brasil-Alemanha para o estabelecimento de projeto de formação dual no Brasil e da cooperação com as Fachschule, com vistas ao estabelecimento de programas de formação e qualificação de professores e gestores de instituições brasileiras de educação profissional.