Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Rede Federal discute políticas de educação a distância

Diretor do Campus EaD do IFRN integra o grupo de discussão sobre o assunto

Publicada em 19/10/2018 Atualizada há 1 ano

Diretor do Campus EaD do IFRN integra o grupo de discussão sobre o assunto

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o objetivo de analisar, debater e propor políticas relacionadas ao Ensino à distância – EaD e à Rede, atualizou o grupo de trabalho sobre o tema, com a coordenação da Câmara de Ensino do Conselho.

Segundo Alex Oliveira, diretor do Campus EaD do IFRN, o grupo de trabalho foi criado em 2016, e tinha como função inicial acompanhar a aplicação da portaria de número 17 ditada pelo MEC - que tem dispositivos que alteram a implantação da carga horária docente. Essa mesma comissão também tinha função de criar novas diretrizes para ensino de EaD na rede profissional de educação. Desde então, Alex conta que se pôde observar avanços: “um dos maiores avanços que conseguimos foi quase equiparar o valor na matriz do aluno EaD com o presencial, sendo que antes todo aluno EaD tinha um valor de 0,25% de um aluno presencial, e com esse relatório final e aprovação no Conif, passou a valer 0,8% de um aluno presencial”.

O diretor conta que foram desenvolvidas outras ações como modelos de estrutura – diretoria sistêmica, campus avançados e EaD, etc. O Grupo de Trabalho retoma este ano com cronograma de trabalho previsto até 2019, tendo como objetivo reaver as discussões e implementa-las para fazer encaminhamentos. Alex também conta que as mudanças na regulamentação da Educação à Distância trouxeram novos desafios: “o GT precisa se apropriar, junto com toda a rede, dessas mudanças para poder tomar novos encaminhamentos”, conta. “Então no que tange o avanço da EaD hoje, a gente continua buscando uma linha de financiamento específico que atenda às demandas e à estrutura e modelos implantados em toda Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”.


Confira abaixo os dirigentes que fazem parte deste grupo:

Giovane José da Silva (IF Sul de Minas) - Coordenador
Vanessa Battestin (IFES) – Vice-coordenadora
Luis Otoni Meireles Ribeiro (IFSul)
Rute Nogueira de Morais Bicalho (IFB)
Simone Costa Andrade dos Santos (IFMA)
Alexandre Paulino de Oliveira (IFRN)
Érico de Ávila Madruga (IFSC)
Agamenon Henrique de Carvalho Tavares (IFRN)
Carlos André de Oliveira Câmara (IFMT)
Constantino Dias da Cruz (IFMT)
Mary Roberta Meira Marinho (IFPB)
Joseany Rodrigues Cruz (IFGoiano)
Miguel Fabricio Zamberlan (IFRO)
Marcos Antonio Barbosa (IFPR)

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas