Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conhecimento

Estudantes do IFRN vão participar de Olimpíada de Matemática na China

Equipe estará presente no evento de 21 a 25 de novembro

Publicada em 26/09/2019 Atualizada há 1 ano

Equipe viaja nos próximos dias

A equipe do IFRN Campus Natal-Central, formada por João Arthur Barros, Klaus Ramos, Romana Galvão e Isabela Gomes; sob coordenação do professor Dayvid Marques, foi convidada para integrar a delegação do Brasil na WMTC 2019 – 10th World Mathematics,que acontece de 21 a 25 de novembro em Beijing, na China. Os estudantes, ao serem medalhistas na fase nacional da Olimpíada Internacional de Matemática, foram convocados pela organização do evento devido ao desempenho (avaliado como excelente) nas áreas de: lógica, conceitos matemáticos, domínio da língua inglesa e trabalho em equipe. 

“Essa Olimpíada é um pouco diferente das demais: a competição tem provas individuais e em equipe, e a questão de ser em outra língua é mais um diferencial, pois é preciso que o aluno saiba se comunicar na língua inglesa. A única equipe do RN que vai integrar a delegação brasileira é a nossa. Eles vão se juntar à seleção do Brasil”, explica Elton John, professor que acompanhou os alunos na primeira fase da competição. 

Para Romana Galvão, integrante da equipe, o evento acrescentará conhecimentos aos alunos e à imagem do IFRN. "O IF terá sua qualidade de ensino reforçada, pois mostraremos à sociedade a dedicação ao ensino da matemática, por parte dos estudantes e orientadores", relata. "Nossa expectativa é representar com responsabilidade o nome do Instituto, estado e país, lá fora. Caso haja medalha, será mais um detalhe enriquecedor acerca de toda experiência e orgulho por termos sido selecionados para atuar por essa instituição que tanto amamos." 

Para viabilizar a viagem, a equipe está arrecadando recursos financeiros com objetivo de cobrir os custos do evento, que envolvem passagem e inscrição e são estimados em R$ 40 mil. Com o fim dos cortes orçamentários, o IFRN entrará com ajuda de custo - para gastos com alimentação, por exemplo - no trajeto entre Natal e Pequim, estimado em quatro dias de viagem (ida e volta) com conexões em São Paulo e países da Europa.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas