Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

planejamento 2019

Apoio institucional e disseminação de conhecimento são metas da Editora IFRN para 2019

Apresentação de novo projeto que objetiva preservar a memória potiguar faz parte do planejamento para este ano

Publicada em 14/02/2019 Atualizada há 1 ano

Kadydja Chagas, coordenadora da Editora do IFRN

A Editora IFRN integra o conjunto de ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), promovendo a publicação da produção científica de servidores e estudantes do Instituto e da comunidade externa. Também são desenvolvidas ações nas atividades da pós-graduação, comunicação técnico-científica, na bases de dados e eventos técnico-científicos. Nesse sentido, destaco a relevância da Editora na disseminação da produção científica, com o compromisso apoiado na função social do IFRN, socializando conhecimento, exercendo a cidadania e contribuindo para uma formação mais humana e global", afirmou Kadydja Chagas, coordenadora da Editora IFRN, em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação e Eventos (Asce) da Reitoria. Confira abaixo informações acerca do planejamento do setor para 2019:

Asce - Quais ações estão previstas para este ano?

Kadydja Chagas - Em 2019, além dos editais que já estão abertos: Edital n° 02/2019 - Seleção de livros e Edital n° 07/2019 - Apoio institucional à tradução de artigos científicos, ainda teremos os editais de descentralização de recursos para as revistas científicas do IFRN e de parcerias institucionais para publicação em 2020. Trabalharemos para o fomento da produção científica na pós-graduação e na área técnica e apoiaremos intensamente as revistas científicas, como estimularemos a criação de novas revistas. Além de buscar fortalecer a comunicação e os eventos técnico-científicos no IFRN. Também temos como ações previstas a promoção do evento da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) Nordeste, que trata de um encontro regional das editoras que ocorrerá no auditório da Reitoria nos dias 28 e 29 de março de 2019. Como também, estamos articulando o Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif) para realização de um trabalho sistêmico. A Editora IFRN também dará apoio à implementação do Conselho de Ética em Pesquisa com seres humanos.

No que diz respeito ao desenvolvimento de nossas atividades, contamos com o Conselho Editorial, que é o órgão de caráter consultivo e responsável pelo acompanhamento da política editorial executada pela Editora do IFRN, formado por gestores e pesquisadores.

Asce - No quesito de inovação, quais são os projetos e expectativas?

Kadydja Chagas - Como inovação para 2019, apresentamos um projeto singular com os sebos da cidade de Natal que tem como objetivo a preservação da memória e a partir desse registro estabelecer um circuito turístico, além de buscar a aproximação com as escolas da rede pública de ensino. Nossa intenção enquanto Editora é que a população de Natal tenha conhecimento dos sebos existentes e de sua relevância cultural e intelectual, contribuindo na disseminação do conhecimento e na formação humana dos discentes da rede pública de ensino. Para melhor desenvolvimento do projeto, contaremos com o apoio de docentes e discentes do Campus Natal-Cidade Alta.

Asce - Quais são os maiores desafios e metas?

Kadydja Chagas - Os maiores desafios estão relacionados ao desenvolvimento da função social do Instituto por meio da editora, a disseminação de conhecimento ao alcance social, criação de novas revistas científicas em diversas áreas acadêmicas e a elaboração da revista da Editora IFRN.

Asce - Por fim, o setor tem planejado algo a longo prazo?

Kadydja Chagas - O planejamento a longo prazo ainda está em andamento, mas podemos citar alguns aspectos já dialogados, tais como: o Incremento de ações na Pós-Graduação para servidores, divulgação da produção científica abrangendo os diferentes níveis de ensino do nível técnico à pós-graduação e estimular publicações por grupos de pesquisa

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas