ENDP 2016

Qualidade de vida, administração e direito são os principais temas discutidos hoje (21)

Programação contou com 10 atividades, sendo 5 palestras e 5 vivências

Publicada em 21/09/2016 Atualizada há 1 ano

As palestras foram marcadas por auditórios cheios. Foto: Thales Lago, palestra Alimentação Funcional

O segundo dia do XXXVI Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) contou com uma programação diversificada de palestras e conferências. As palestras tiveram início às 9h da manhã e foram encerradas quase 19h, junto a uma série de 5 vivências promovidas pelas equipes envolvidas com a área de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do IFRN.

PALESTRAS

Falando em QVT, um dos destaques do segundo dia do ENDP foi a conferência “A Importância dos Alimentos Funcionais na Prevenção de Doenças e Melhoria da Qualidade de Vida”, proferida por Fátima Nunes, nutricionista do Insituto.

Com início em torno das 10h30, a palestrante atraiu a atenção de um auditório praticamente lotado até cerca de 12h30 da manhã, com dicas sobre alimentação saudável. “Para mim, o convite para proferir essa palestra teve um significado especial. Depois de 33 anos de dedicação ao IFRN, estou prestes a me aposentar. Agradeço muito aos organizadores pela oportunidade de falar sobre minhas pesquisas e práticas profissionais”, comentou.

Antes disso, aconteceu o painel “Assentamento Funcional Digital (AFD)”, proferido por Cláudio Ribeiro Braga, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (SEGRT/MPOG). Sua fala abordou a implementação da obrigatoriedade em digitalizar os processos de admissão de pessoal e de concessão de aposentadorias, reforma e pensão.

À tarde, aconteceram ainda 3 palestras. A primeira foi o “Painel sobre Sistemas e os Processos de Trabalho (SIGEPE)”, sob responsabilidade de Renan Mendes, coordenador geral de Soluções de Tecnologia da Informação, também da SGRT/MPOG. Ele abordou as ferramentas existentes e planejadas do Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) do Governo Federal, como seleção de pessoas, avaliação de desempenho, férias, entre outros.

Em seguida, o professor e conferencista Eduardo Carmello comandou a palestra “Engajamento e Clima Organizacional em Organizações Públicas”, com um viés motivacional. As palestras foram encerradas com a apresentação “O papel da AGU frente às ações dos Dirigentes de Pessoal”, ministrada pelo procurador federal da Advocacia Geral da União no RN Thiago Murilo Nóbrega Galvão. Thiago desempenha hoje a função de chefe da Procuradoria Jurídica do IFRN, onde já foi auditor. “Para mim é muito significativo desempenhar minhas funções no Instituto, pois minha família tem servidores públicos de outras instituições de ensino”, comentou o procurador.

VIVÊNCIAS EM QVT

O dia foi encerrado por 5 vivências em QVT: yoga, treinamento funcional, dança de salão, passeio cultural e caminhada, coordenadas por Allan José Silva da Costa, educador físico do IFRN. “Temos no Instituto a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, com ações já implementadas. O objetivo foi apresentar aos visitantes de outras instituições a experiência do IFRN”, explicou Allan.

FEEDBACK

O XXXVI ENDP traz o tema “Gestão com Pessoas – um diferencial nas organizações públicas”. “Essa temática direcionou todo o planejamento da programação do evento, que vem tendo um retorno muito positivo dos participantes. Estamos recebendo muitos elogios”, declarou Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas do IFRN.

Para Ramona Galhotto, participante do IF Catarinense, o evento foi bem projetado em todas as suas dimensões, desde a divulgação até a organização e a programação. A servidora destacou a satisfação com as vivências promovidas. “Até agora, só pelo nível das palestras, eta edição do ENDP tem valido muito a pena, e Natal, com sua carne de sol com macaxeira, também”, declarou Daniel Viegas, da Unipampa.

O ENDP 2016 recebeu o número de 703 inscrições, sendo 400 representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 303 de universidades.

ENDP 2016

servidores