Publicados editais para cursos técnicos subsequente e integrado ProEJA

As inscrições começam hoje (16), a partir das 14h.

Publicada em 04/11/2011 Atualizada há 1 ano

A Pró-reitoria de Ensino publicou dia quatro de novembro o Edital 23/2011, referente ao curso técnio subsequente, e o Edital 24/2011, referente ao curso técnico integrado ProEJa, ambos para o semestre letivo 2012.1. Os interessados devem realizar a inscrição das 14h do dia 16 de novembro até as 22h do dia 4 de dezembro. Nesse período, o link para a inscrição estará disponível neste portal.

Para o técnico subsequente, podem se inscrever os candidatos que tiverem certificado de conclusão do ensino médio. Metade  das  vagas  é  destinada  a  candidatos  que  cursaram a partir  do  6º  ano  (antiga  5ª  série)  do  ensino fundamental  até  o  3º  ano  do  ensino  médio,  exclusivamente  em  escola  da  rede  pública  do  país  (não estão incluídas  escolas  filantrópicas  ou  cenecistas  ou  escolas  particulares  com  bolsa  de  estudos  ou certificação/proficiência pela Secretaria de Educação ou pelo ENEM). Veja aqui Edital complementar nº 01 com ampliação de vagas, neste caso, para a modalidade a distância dos técnicos subsequentes.

Para o técnico integrado ProEJA, podem se inscrever os que tiverem certificado de conclusão apenas do ensino fundamental e já tiverem 18 anos completos no momento da inscrição. 25% das vagas de cada curso/turno/campus são destinados a  candidatos que  tenham concluído cursos do PROEJA FIC, independente do curso.

A taxa de inscrição para os dois tipos de curso, no valor de R$ 20,00, deverá ser paga até 5 de dezembro. Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato amparado pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008, que, cumulativamente:
a)  comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o
Decreto nº. 6.135, de 26 de  junho de 2007 por meio de  indicação do Número de  Identificação Social  - NIS,
atribuído pelo Cadastro Único; e
b)  for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007.

O candidato pode solicitar a isenção da taxa de inscrição junto ao Serviço Social do campus para o qual está se candidatando de 17 a 21 de novembro em dias úteis e em horários anexados ao edital. Documentos necessários à solicitação da isenção da taxa:

a)  Número de  Identificação Social  – NIS  (cópia  do  cartão,  quando  for  beneficiário de  algum  programa  social),
atribuído pelo CadÚnico;
b)  declaração  (constante no  requerimento) assinada pelo  candidato  (ou  responsável, para candidatos menores
de 18 anos) que, pertence a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.
c)  comprovante de inscrição do candidato neste Processo Seletivo, e
d)  cópia do CPF do candidato.

As provas vão acontecer dia 15 de janeiro de 2012, das 8h às 11h para o ProEJA e das 14h às 18h para os técnicos subsequentes. Os cartões de inscrição com as indicações dos locais onde vão ser realizadas as provas vão estar disponíveis no sítio do IFRN - www.ifrn.edu.br - de 5 a 15 de janeiro de 2012. O resultado final dos dois processos seletivos sai dia 23 de fevereiro.

Observação 1: O Curso Técnico Subsequente em Biocombustíveis do Campus Apodi, por solicitação do Campus, não mais será ofertado para o próximo semestre letivo, sendo oferecido apenas para o semestre 2012.2.

Observação 2: o curso de Zootecnia do Campus Apodi, que seria ofertado no vespertino, teve seu turno alterado para matutino.

Veja o Edital 23/2011, dos técnicos subsequentes.

Veja o Edital 24/2011, dos técnicos integrados ProEJA.