Ciência sem Fronteiras

Prorrogado prazo de inscrição para bolsas no exterior

As submissões de propostas podem ser feitas até 24 de maio

Publicada em 14/05/2012 Atualizada há 1 ano

O prazo para submissão de propostas da Chamada de Projetos CNPq/CISB/SAAB nº 07/2012 foi prorrogado até o dia 24 de Maio, de forma a garantir uma maior interação entre professores e as Instituições, e atender a demanda de candidatos a bolsas de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior, para desenvolverem seus projetos de pesquisa nos centros de P&D da SAAB ou nas Instituições parceiras da SAAB na Suécia, Áfica do Sul e EUA, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.

O formulário de inscrição está disponível no portal do Ciência sem Fronteiras e a divulgação dos resultados será divulgada na página do CNPq a partir de Julho de 2012. As bolsas terão vigência a partir de setembro de 2012.

A Chamada é resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro – CISB, e a empresa Aeroplano Sueco Limitada – SAAB AB.

A SAAB irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia. Nessa primeira chamada para os projetos estão previstas 30 bolsas para pesquisadores realizarem doutorado e pós-doutorado.

Portal colaborativo

Os pesquisadores interessados em desenvolver pesquisas na Suécia na área de segurança, aeroespacial e defesa poderão encontrar todas as informações sobre projetos relevantes para o Brasil no Portal Colaborativo, criado pelo CISB e SAAB.

Bruno Rondani, diretor-executivo do CISB, diz que a iniciativa propõe uma integração entre universidades e empresas que ainda não existe no Brasil. “Com a plataforma online de colaboração para propostas, o CISB reforça seu compro-metimento de proporcionar a inovação tecnológica entre o Brasil e a Suécia. Os pesquisadores terão a chance de participar de projetos de segurança, aero-espacial e defesa da Saab que serão aplicados no Brasil”, afirma.