III SEDOC

Prorrogadas as inscrições para a terceira edição do Seminário de Docência e Contemporaneidade

Resumos devem ser submetidos até 20 de abril

Publicada em 17/04/2017 Atualizada há 1 ano

Uma nova data foi divulgada hoje para a submissão de resumos ao III Seminário de Docência e Contemporaneidade. Agora, os alunos IFRN de cursos de licenciatura tem até o próximo dia 20 de abril para o envio de seus trabalhos. As propostas de oficinas seguem com prazo até o dia 24 de abril. Inscrições e submissões devem ser realizadas através do site do evento.
As duas primeiras edições do Sedoc aconteceram no Campus Ipanguaçu, no entanto, essa terceira edição acontecerá no Campus Canguaretama, entre os dias 24 e 26 de maio de 2017.

O SEMINÁRIO

Na busca de problematizar a formação de professores no contexto do Instituto Federal em suas interfaces com os desafios da educação contemporânea, o tema deste ano será "Espaços de formação como campos de luta e de resistência". A temática se refletirá nas mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres, bem como na novidade deste ano: os minicursos e oficinas, que acontecerão na tarde do primeiro dia do evento.

Temas como Direitos Humanos na Escola, Prática Docente e Formação Política, uso de Webcasts na sala de aula serão abordados nos minicursos. Além destes temas, com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, será ofertado um minicurso sobre Museologia Social, visando oferecer aos participantes a oportunidade de formação sobre o trabalho com a preservação da cultura e memória de comunidades indígenas e quilombolas de nosso estado. Também destaque no evento, a terceira edição do Sedoc contará com sete grupos de trabalho: entre as pautas, Currículo e formação docente, Língua materna e línguas estrangeiras e Educação e filosofia. Os participantes ainda terão a oportunidade de publicar seus trabalhos nos anais: os melhores textos poderão ser selecionados para publicação em coletânea de artigos organizada pelos membros do Comitê Organizador.

Os interessados podem saber mais acessando a página do Sedoc ou enviando suas dúvidas para o endereço sedoc@ifrn.edu.br.

PRESENÇA INTERNACIONAL

O Prof. Dr. Salim Mokaddem, da Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França, realizará a conferência de abertura do III SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade, no dia 24 de Maio. A presença do pesquisador no IFRN faz parte das atividades do Acordo de Cooperação Internacional estabelecido entre o Instituto Federal e a Universidade de Montpellier. O pesquisador vem financiado com recursos do CNPq (Edital de Apoio a Pesquisador Visitante), obtidos através de projeto submetido pelo Prof. Avelino Neto, docente de Filosofia do Campus Canguaretama e representante do IFRN no acordo.

No dias 22 e 23 de maio, o Prof. Salim participará do minicurso “Michel Foucault e a governamentalidade na educação”. Podem se inscrever discentes dos programas de pós-graduação, bem como docentes da Educação Básica e Superior. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de Maio, através de formulário. A atividade é desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN e conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFRN), Educação Física (UFRN), Filosofia (UFRN) e Ensino (UERN-IFRN-UFERSA).

Ainda em sua estadia na capital potiguar, o professor fará uma conferência no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN, às 16h do dia 25 de maio, no Auditório Ver/Depto. de Educação Física. Por fim, deverá se encontrar ainda com representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, para pensar as atividades do acordo. Dentre estas, encontra-se a participação de um grupo de servidores do IFRN no III Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", a realizar-se em junho, na Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier.