Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Navi

Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital são temas de palestra com Renato Sabbatini

Evento é promovido pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi), no Campus Natal-Central

Publicada em 26/07/2019 Atualizada há 1 ano

Renato Sabbatini é cientista, biomédico e PhD em Neurofisiologia

O Campus Natal-Central (Cnat) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebe, no dia 13 de agosto, o PhD em Neurofisiologia, cientista e biomédico, Renato Sabbatini. O evento, que é promovido pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do IFRN, acontece no Miniauditório Central do Bloco C do Campus Cnat, às 10h. Na ocasião, Sabbatini palestrará sobre os temas: Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital.

O momento tem como objetivo abordar a temática do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), tecnologia utilizada em instituições de saúde no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. A partir dele é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento do paciente. Já a Certificação Digital é o documento eletrônico que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.

De acordo com Sabbatini, o Brasil tem uma grande carência de especialistas interdisciplinares de TI em Medicina. "Temos apenas 4 cursos de graduação de informática biomédica, todos no Sul/Sudeste e apenas um no Nordeste. Milhares de aplicativos de saúde desenvolvidos e disponíveis nas appstores são potencialmente lesivos à saúde e segurança dos usuários: ninguém os está testando quanto a isso, validando e permitindo ou não sua disseminação, venda e uso”, afirmou.

Para o coordenador do Navi, João Paulo Queiroz, os participantes da palestra terão acesso a informações referentes a tecnologias que são o futuro da saúde no Brasil. "Essas tecnologias já são um padrão em vigor no mundo e caminha para ser adotado no Brasil”, disse. 

Sobre o palestrante

Renato Sabbatini é cientista, biomédico, escritor e empresário. Atualmente é presidente do Instituto Edumed e vice-presidente do Instituto Health Level Seven (HL7), ambos dedicados à educação e ao desenvolvimento na área de tecnologia em saúde. Além disso, Sabbatini foi presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e um dos 100 Fellows Elect (Cidadão Eleito) da nova International Academy of Health Sciences Informatics, que reúne os maiores expoentes mundiais da área.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas