Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2016

Projetos investigam realidades locais e trazem soluções para problemas da sociedade

Segundo dia do evento é marcado por apresentações de pesquisas científicas e tecnológicas e atividades artísticas

Publicada em 24/11/2016 Atualizada há 1 ano

Projeto Bengala Eletrônica

Com abertura oficial nesta quarta-feira (24), a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN continuou hoje (24), no Campus Parnamirim, marcada pela apresentação dos projetos científicos e culturais desenvolvidos no Instituto. Form selecionados para o evento mais de 700 atividades, entre trabalhos de tecnologia, ciência, arte, cultura e esportes. Os projetos são marcados principalmente pela investigação das realidades locais das regiões em que se localizam os 21 campi do Instituto, com propostas para ajudar na inclusão social e na acessibilidade da população. 

Mostra Tecnológica 

Um dos destaques deste segundo dia de evento é a IV Mostra Tecnológica. Entre os trabalhos apresentados está a “Bengala Eletrônica”, desenvolvida por estudantes do Campus Santa Cruz da Instituição. O equipamento tem como finalidade ajudar na locomoção de deficientes visuais. Ele emite um sinal vibratório na mão do usuário ao identificar algum obstáculo, evitando acidentes.  

Outro projeto é a “Tecpulse – análise da saúde pelo pulso”, desenvolvido por alunos do Campus Natal-Zona Norte, que visa a desenvolver uma pulseira que alerte sobre possíveis quedas de idosos a pessoas responsáveis por eles, além de acompanhar outras variáveis relacionadas à saúde dos usuários. 

Durante a Mostra, está sendo exposto também o protótipo teste do Crab (caranguejo em inglês), espécie de carro coberto que permite ao deficiente físico que utiliza cadeira de rodas passear na areia sem dificuldade de locomoção. O projeto recebeu o prêmio máximo do Quadro Jovens Inventores do Programa Caldeirão do Huck e foi resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Natal-Zona Norte. 

“A mostra tecnológica é uma grande oportunidade para que os nossos alunos mostrem sua produtividade científica e tecnológica para a comunidade do IFRN e à população. A ideia é que, a partir das críticas e sugestões ao longo da mostra, os estudantes possam aprimorar os projetos para que eles realmente possam ser disponibilizados à sociedade”, comentou o coordenador da Mostra, professor João Teixeira. Ao todo, a Mostra conta com apresentação de 38 trabalhos. 

Ciência, arte e inovação

Além da mostra, os estudantes dos 21 campi do IFRN também apresentam seus trabalhos no XII Congresso de Iniciação Científica (Congic) e no IV Simpósio de Extensão. Somando as 2 atividades, temos 457 projetos sendo apresentados à sociedade, além de 21 apresentações culturais expostas na I Mostra Coletiva de Artes. Mas não termina por aí. Concorrem ao Prêmio de Empreendedorismo Inovador do IFRN 135 alunos e ex-alunos da Instituição. Eles poderão ganhar notebooks e a oportunidade de ter suas ideias de inovação vinculadas a uma das incubadoras tecnológicas do IFRN. “Buscamos o desenvolvimento de negócios inovadores”, declarou Gileno Negrereiros, um dos responsável pela atividade.

Internacionalização

A Secitex conta também com estandes que apresentam à sociedade os resultados concretos de trabalhos desenvolvidos nos campi e nas pró-reitoria do IFRN, além de instituições externas. A Pró-Reitoria de Extensão trouxe para o evento o I Dia Internacional do Instituto, com a presença de intercambistas do curso de Português Língua Adicional (PLA), coordenado pela professora Iaçonara Albuquerque. Estavam presentes no estande a professor, o assessor de Relações Internacionais do IFRN, professor Marcelo Camilo, estudantes do IFRN que já participaram de intercâmbio, como também intercambistas deTaiwan, Bélgica, Itália, França, República Tcheca, Dinamarca, Polônia e Finlândia, além dos professores Marcelo Camilo e Iaçonara Albuquerque. 

Amanhã tem mais

Além da continuidade de todas essas atividades, o terceiro dia da Secitex será marcado pela II Olimpíada de Robótica do IFRN, que credenciará os vencedores para competição na França. Participam da Olimpíada 23 equipes do IFRN, compostas por estudantes e professores orientadores de 10 campi. Segue a programação da Mostra Tecnológica, do Congic, do Simpósio de Extensão, do Prêmio de Empreendedorismo Inovador e da Mostra Coletiva de Artes, além de palestras e outras atividades. A Secitex termina neste sábado, com a premiação dos melhores trabalhos.

Sobre a Secitex 

Com o tema "Ciência alimentando o Brasil", a segunda edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN acontece no Campus Parnamirim e reúne mais de 3,3 mil participantes dos 21 campi e da Reitoria. O evento reúne atividades do I Prêmio de Empreendedorismo Inovador; o XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); o IV Simpósio de Extensão; a IV Mostra Tecnológica; a  III Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN-Campus Parnamirim; Mostra Coletiva de Arte da Instituição; a II Olimpíada de Robótica do IFRN; e I Simpósio sobre o Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Secinam). 

Acesse:

Secitex 2016

Programação completa

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas