Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto Tramas valoriza o trabalho de mulheres e é destaque no CBEU
MULHERES MIL

Projeto Tramas valoriza o trabalho de mulheres e é destaque no CBEU

02/07/2018 - Trabalho foca o artesanato e a sustentabilidade no Trairi potiguar

Projeto Tramas valoriza o trabalho de mulheres e é destaque no CBEU

Professora Rita Rocha com o estande do Tramas. Crédito de imagem: Paulo Medeiros.

Trabalho, Mulheres, Artes e Sustentabilidade no "Trairi" - esses são o foco do projeto  Tramas, desenvolvido no Campus Santa Cruz do IFRN. O trabalho segue a metodologia do programa Mulheres Mil, com o objetivo de dar formação a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Participando da Cientec 2018, semana de ciência e tecnologia da UFRN, a partir do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que foram realizadas em conjunto, o projeto teve a oportunidade de expor trabalhos artesanais realizados pelas alunas. 

O artesanato e a sustentabilidade, unidos na mesma prática pelas alunas, é uma preferência na região, segundo a professora Rita Rocha, representante do projeto no evento: "as mulheres em Santa Cruz adotaram o artesanato como um eixo, uma atividade econômica em que elas podem desenvolver e planejar a sua formação, além de gerar renda". Os produtos criados pelas estudantes usam materiais recicláveis, como um puff feito de Garrafas Pet exposto no estande. Alunas e ex-alunas também já conseguem criar oportunidades com essa prática. "Nós temos um grupo de mulheres que estão inseridas na Associação de Artesãos do Trairi, outras de outras cidades estão com os seus próprios negócios, fabricando e vendendo no mercado local ou para uso próprio", explica a professora. 

O Campus Santa Cruz do IFRN oferta turmas do Mulheres Mil desde 2013, tendo alcançado mais de 400 mulheres. A partir disso, alunas conseguiram repensar seu trajeto acadêmico, ingressando, após a formação oferecida pelo projeto, em uma licenciatura, curso técnico subsequente ou Proeja. 

O CBEU foi realizado pela UFRN em parceria com o IFRN e aconteceu durante os dias 28, 29 e 30/06, concomitantemente à Cientec. 

 

Ações do documento

Tags: , , ,
Página em carregamento