Câmpus Ipanguaçu

Projeto para fortalecimento da agricultura familiar é aprovado pelo CNPq

O projeto conta com parceiros como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu e Emater-RN

Publicada em 11/01/2013 Atualizada há 1 ano

Projeto é desenvolvido por um grupo de professores do NEA - Câmpus Ipanguaçu

O NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia -, do Câmpus Ipanguaçu, tem projeto multidisciplinar aprovado e garante recursos do CNPq para desenvolver e ampliar suas atividades no âmbito da agricultura familiar.

O projeto, intitulado "Implantação de unidades demonstrativas e caracterização sócio-ambiental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN", tem como objetivos ampliar a estrutura física e intelectual do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFRN – Câmpus Ipanguaçu, contribuindo para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN.

As linhas temáticas do projeto são: nutrição animal de base agroecológica; manejo e produção de nutrientes de base agroecológica a partir da implantação/consolidação de práticas de compostagem, biofertilizantes e adubos verdes; banco de sementes; manejo da caatinga (fruticultura, leguminosas e xerófilas) e produção vegetal de base agroecológica na agricultura familiar. As unidades demonstrativas serão estruturadas em parte dos 100 hectares disponíveis no território do IFRN onde o NEA está instalado e servirá de apoio para atividades modelo de manejo agrosilvopastoril para capacitação de agricultores familiares da Região do Vale do Açu-RN.

Ferramentas de geoprocessamento também serão usadas para auxiliar a caracterização sócio-ambiental do meio onde o NEA está implantado. A caracterização se dará pelo levantamento de aspectos sociais, de solos, água e cultivo vegetal in loco, associado a pesquisas bibliográficas e base de dados já existentes. A intenção do grupo é mapear e compreender com maior propriedade as características sócio-ambientais da região e poder atuar para modificar alguns aspectos mais críticos.

O projeto ainda garantiu o fomento de sete bolsas do CNPq para alunos do IFRN, em diferentes modalidades, e conta com parceiros externos importantes, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu e o Instituto de Assistência técnica e extensão rural do RN (EMATER-RN).