febrace 2013

Projeto do IFRN Caicó participa de competição nacional na USP

O Projeto Samanaú pode ainda participar, nos EUA, da maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF

Publicada em 12/03/2013 Atualizada há 12 meses

Projeto Samanaú propõe a coleta de dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução.

Até 16 de março, o IFRN Câmpus Caicó será representado na maior feira de ciências do país, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) 2013, que acontece na USP (Universidade de São Paulo). O Câmpus está sendo representado pelo Projeto Samanaú - rede de coleta de dados sem fio de Caicó -, desenvolvido pelos alunos Felipe de Oliveira Lúcio Tavares e Anderson Manoel de Azevedo Pereira, sob a orientação dos professores Moisés Souto e Max Silveira.

O Samanaú foi um dos 300 projetos escolhidos em todo país para participar da Mostra de Finalistas da Febrace 2013. De acordo com a avaliação de uma comissão de professores e pesquisadores, serão atribuídos prêmios ao primeiro, segundo e terceiro lugar, por categoria, aos trabalhos participantes. Alguns deles poderão participar da maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF, que acontece nos EUA.

VOTAÇÃO POPULAR

A Febrace também oferece o Prêmio Votação Popular aos projetos com o maior número de votos do público geral. Para votar no Projeto Samanaú, basta acessar ESTE LINK e clicar em curtir. Para votar, é necessário estar logado ao Facebook. A votação segue até o dia 14 de março.

O PROJETO

O Samanaú, concebido no Centro de Competências em Software Livre do IFRN (CCSL - IFRN), consiste em coletar dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução. A principal característica deste projeto é o baixo custo final de aquisição, que permite sua utilização em larga escala para redes de coleta de dados de “malha fina“, ou seja, com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução. O CCSL-IFRN é um grupo de pesquisa que visa à convergência entre pesquisa, extensão, desenvolvimento colaborativo de software, consultoria e treinamentos com excelência em software livre.

Conheça mais sobre o Projeto Samanaú assistindo aos vídeos abaixo:

- Matéria especial sobre o Projeto: http://bit.ly/projsamanau
 - Entrevista com o Prof. Moisés Souto, coordenador do CCSL-IFRN: http://bit.ly/projsamanau2

A FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos com estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar.

ESCOLHA O PROJETO SAMANAÚ PARA O PRÊMIO VOTAÇÃO POPULAR DA FEBRACE 2013 (precisa estar logado ao Facebook e clicar em curtir. Votação até 14 de março).