Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Projeto do Campus João Câmara é destaque na Febrace 2015

O projeto intitulado "Cão-Guia" foi criado com o intenção de auxiliar na mobilidade de deficientes visuais

Publicada em 24/03/2015 Atualizada há 12 meses

O projeto intitulado "Cão-Guia: protótipo robótico para auxiliar na mobilidade de deficientes visuais", de autoria da aluna Irene Ginani Costa Pinheiro, do campus João Câmara, e orientado pelos professores Alba Sandyra e Edmilson Campos (IFRN/ZN), foi destaque nacional na Mostra de Finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2015 (FEBRACE).

Com o objetivo de apresentar uma solução eficiente e de baixo custo, o projeto foi montado inteiramente com um kit educacional de robótica. O "Cão Guia" pretende auxiliar o deficiente visual por meio da identificação de obstáculos que se localizam a uma determinada distância, para isso, emite sinais sonoros de aviso. 

A FEBRACE, evento sediado anualmente na Universidade de São Paulo (USP), reúne os melhores projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por alunos do Ensino Médio no Brasil e serve como uma espécie de vitrine para participação dos alunos em outras feiras de ciência que acontecem ao redor do mundo, incentivando a produção científica e de inovação no país.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas