Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto de Apicultura será destaque em rede nacional
campus pau dos ferros

Projeto de Apicultura será destaque em rede nacional

07/08/2019 - Formulação da ração "bife de abelha" será exibida neste domingo, 11, no Programa Globo Rural

Projeto de Apicultura será destaque em rede nacional

O produto consiste em um formulação de ração para as abelhas

Uma pesquisa desenvolvida no Campus Pau dos Ferros do IFRN será destaque em rede nacional no próximo domingo (11). O Programa Globo Rural, através da Rede Globo de Televisão, irá exibir o trabalho desenvolvido pelo Professor Abreu Neto, que trata de uma formulação de ração denominada receita do "bife das abelhas"; alimento saudável e rentável para este animal de extrema importância para a vida humana no planeta.

O trabalho foi fruto das pesquisas da tese de doutorado do professor e pesquisador Abreu, que também atua como Coordenador do Curso Técnico em Apicultura no Campus. Além disso, Abreu tem desenvolvido diversas pesquisas na área.

Confira a receita:

Para a formulação do bife das abelhas (ração), utiliza-se uma mistura proteica composta de extrato de soja, que trata-se de um alimento funcional rico em proteínas (41,8%), e em aminoácidos essenciais para as abelhas, como isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina, além da albumina de ovo em pó, que contém 89,91% de proteína bruta, na proporção de 79,44%: 20,56%, respectivamente. 

Essa mistura recebe a adição de um xarope de água e açúcar na proporção de 81,7% da mistura proteica e 18,3% do xarope de água e açúcar, perfazendo a ração pastosa com 25% de proteína bruta. O xarope usado é composto de 50% de água, 50% de açúcar cristal e 5ml de essência de baunilha por litro de xarope.

Ações do documento

Página em carregamento