Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Resultado

Projeto Code Girl motiva estudante a seguir carreira na área de TI

Soraya Roberta terminou o técnico em Informática no Campus Caicó e foi aprovada no SiSU para Sistemas de Informação, na UFRN

Publicada em 19/01/2016 Atualizada há 1 ano

Soraya, a segunda da direita para a esquerda, ao entrevistar as meninas do Code Girl

O projeto Code Girl, desenvolvido no Campus Natal-Central do IFRN, tem o objetivo de promover a participação feminina na área de Tecnologia da Informação (TI). Com essa intenção, organiza um evento anual em que especialistas da área de todo país falam para jovens meninas (e também meninos) sobre a importância de ingressarem no mercado de trabalho de TI. Os resultados concretos do projeto podem ser vistos, por exemplo, no texto "Vai ter batom vermelho, rímel, salto alto e vestido no curso de Sistemas de Informação da UFRN-Ceres, Caicó", publicado por Soraya Roberta dos Santos Medeiros, no site Mulheres na Computação.

Soraya está concluindo o curso técnico integrado em Informática no Campus Caicó. Nesta segunda-feira (19), ela soube da aprovação para Sistemas de Informação no campus da UFRN na mesma cidade, através do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU). Além da programação, a estudante diz ter um grande interesse por questões sociais, além de gostar de escrever poesias e outros textos. Inclusive, um dos trabalhos que desenvolveu, junto ao colega Felipe Tavares, também do Campus Caicó, unia a paixão pelas letras e pelos códigos de programação, o Poesia Compilada. Por esse motivo, a decisão sobre que profissão seguir não foi fácil. No entanto, ela declara que a participação no Code Girl foi um diferencial para optar por Sistemas.

"O Code Girl terminou, mas seu legado ficou em minha cabeça em forma de uma voz… 'E se você fizesse algum curso na área tecnológica? E se…'. Ainda assim dizia que ia seguir carreira na área de Direito porque eu sempre fui envolvida nas causas sociais e sempre fui muito revoltada com diversas coisas que via acontecendo pela minha cidade, por isso, via só o Direito como solução para todos esses problemas", declara.

Após o Code Girl e com a influência do trabalho feito no Poesia Compilada, Soraya foi convidada para escrever no Mulheres na Computação e começou a participar com mais assiduidade de eventos sobre tecnologia. "Fiz algumas entrevistas para o Mulheres para entender o que tinha motivado aquelas excelentes profissionais a seguirem na área tecnológica", confessou. O estudo sobre feminismo, filosofia e a participação na tutoria de Sociologia no Campus Caicó, segundo ela, também foram importantes. Nesse meio tempo, começou a gostar mais das disciplinas do técnico em Informática e tirou o primeiro 100 do curso na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma proposta de jogo digital educacional utilizando a Bazinga! Engine, desenvolvido a partir do envolvimento com o Centro de Competências em Software Livre (CCSL), também do Instituto.

Em conversa para a elaboração desta notícia, a estudante fez questão de destacar o incentivo dado pelo IFRN para a participação em eventos científicos e projetos de pesquisa. De acordo com ela, a imersão nessas experiências fez com que percebesse que, tudo o que tinha pensado em fazer por meio do Direito, poderia fazer com a ajuda da tecnologia. Pensando por essa perspectiva e observando o que já tinha desenvolvido através do seu currículo Lattes, decidiu escolher o curso de Sistemas de Informação, para o qual foi aprovada. 

Soraya concluiu em dezembro de 2015 o curso técnico integrado em Informática e ingressa nas aulas de Sistemas de Informação da UFRN no dia 2 de fevereiro. 

Acesse:

Vai ter batom vermelho, rímel, salto alto e vestido no curso de Sistemas de Informação da UFRN-Ceres, Caicó

Entrevista com as meninas do Code Girl, por Soraya Roberta

Poesia Compilada

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas