Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Câmpus Cidade Alta

Projeto 10 Dimensões apresenta a dimensão do tempo

Hoje e amanhã (21 e 22), o projeto vai apresentar o tempo relacionado à manipulação de dados, imagens e sons.

Publicada em 21/06/2012 Atualizada há 1 ano

Nos dias 21 e 22 de junho, o Câmpus Natal-Cidade Alta será palco mais uma vez do projeto 10 Dimensões. Com palestras e mesas-redondas, a décima oitava Dimensão, que traz como temática o “Tempo”, irá privilegiar a apresentação e discussão de trabalhos que reorganizem em sua poética a dimensão do tempo através da manipulação de dados, imagens e sons, possibilitando a experiência de tempo alterada, intensificada ou atual através do tempo intenso e presente das novas tecnologias.

O 10 Dimensões é um projeto interinstitucional que tem a UFRN enquanto instituição líder em parceria com a UFPB, o IFRN e a FAPERN. A ideia é desenvolver discussões e apresentações focadas na arte e na tecnologia sobre diversos temas.

Entre os convidados para esta dimensão estão o artista Caetano Dias (BA), a artista e pesquisadora em dança e tecnologia Prof. Dra. Ivani Santana (UFBA) e o pesquisador e artista Dr. Luiz Naveda (MG). O Prof. Dr. Adriano Charles da Silva Cruz, do Departamento de Comunicação Social (UFRN), mediará a mesa-redonda.

O evento faz parte do Projeto na área de Arte e Tecnologia – “10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia”, realizado em parceria entre UFRN, UFPB, IFRN e FAPERN. As inscrições são gratuitas e também podem ser realizadas online.

PROGRAMAÇÃO

Quinta | 21 17h30
Palestra com o artista Caetano Dias: 
"Estratégias para Perda de Sentido"
http://www.paulodarzegaleria.com.br/caetanodias.htm

Palestra com a Profa. Dra. Ivani Santana (videoconferência):
"Dança Telemática = outro Tempo no Ciberespaço"
http://www.poeticatecnologica.ufba.br/site/

Palestra com o Dr. Luiz Naveda:
"Tempo, dança, música e outros pontos cegos da mesma experiência"
http://www.youtube.com/user/luiznaveda

Sexta | 22 17h30
Mesa-redonda
"O tempo nas poéticas tecnológicas"
Participação de: Caetano Dias (BA), Luiz Naveda (MG) e mediação de Adriano Charles da Silva Cruz (UFRN).

 

CONVIDADOS

Caetano Dias (BA)

É um dos mais importantes artistas da Bahia e do país, com produção na área de vídeos entre eles duas obras  que tratam do tempo enquanto perda e memória do que foi perdido em Águas e 1978- Cidade Submersa.

Ivani Santana (UFBA)

É coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (UFBA), que investiga as possibilidades estéticas da dança telemática, realizando espetáculos entre grupos de vários locais e cidades, atuando em tempo real e envolvendo transmissões por tele-presença. Tem ainda um trabalho que envolve o delay (lapso de tempo entre um lugar e outro durante as transmissões) onde ela trata dessa diferença temporal artisticamente.

Vídeos: VersusDelay

Luiz Naveda (MG)

Apresentará sua investigação sobre o movimento do corpo e música, além de trabalhos autorais em arte e tecnologia, dentre outros. É parceiro do Grupo Poéticas Tecnológicas, da área de dança telemática da UFBA.

--

Serviço

10 Dimensões – Dimensão Tempo

Dias 21 e 22 de junho de 2012, a partir das 17h30

Auditório IFRN Cidade Alta – Av. Rio Branco, 743.

Informações e inscrições: (84) 4005-2665

www.10dimensoes.net