Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PÓS-GRADUAÇÃO

Programas de Pós-graduação do Campus Natal-Central são avaliados

Avaliação foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Publicada em 25/09/2017 Atualizada há 1 ano

Foi divulgado, nesta quarta-feira, 20/09, o resultado da Avaliação Quadrienal 2017 dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) do país.

O Campus Natal Central do IFRN teve seus dois cursos, em nível de mestrado, avaliados pela primeira vez, após sua criação: o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP), que oferece o Mestrado Acadêmico em Educação Profissional, e o Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), com o seu Mestrado Profissional.

A Avaliação Quadrienal, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contemplou tanto os mestrados acadêmicos, cuja nota varia de 1 a 7, quanto os mestrados profissionais, aos quais são atribuídas notas de 1 a 5. A apreciação dos pareceristas leva em conta um conjunto de cinco itens: Proposta do programa, Corpo docente, Corpo discente e dissertações, Produção Intelectual e Inserção Social.

Criado em 2012, e implantado em 2013, o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) obteve o conceito final 4. O PPGEP conta, atualmente, com um quadro docente formado por 11 doutores e pós-doutores efetivos e 02 colaboradores. Nesses quatro anos de oferta do curso, foram mais de 40 dissertações concluídas - pesquisas que vêm fortalecendo o campo da Educação Profissional, abordando temas sobre o Ensino Médio Integrado, Formação Humana Integral, Licenciaturas, Proeja, dentre outros. O PPGEP mantém duas linhas de pesquisa: Políticas e práxis em Educação Profissional, Formação docente e práticas pedagógicas.

Implantado mais recentemente, em agosto de 2015, o Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) manteve o conceito inicial 3, recebido quando foi avaliado para fins de implantação. A manutenção do conceito se deve, sobretudo, ao fato de que o item “Corpo discente e dissertações” ainda não pode ser analisado nessa Avaliação Quadrienal, uma vez que as 19 dissertações já concluídas no programa foram defendidas após o processo avaliativo.

O Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais está constituído por 12 docentes permanentes e 04 colaboradores, todos com nível de doutorado. Possui duas linhas de atuação: “Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais” e “Saneamento Ambiental”. 

 

A seleção para ambos os programas ocorre anualmente, com a oferta de 20 vagas em cada um deles, 10 em cada uma das linhas de pesquisa oferecidas.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas