Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAFÉ-PHILO

Programa Future-se é tema de Café Filosófico nesta sexta-feira (25)

Evento recebe o reitor do IFRN, Wyllys Farkat, e acontece no Mahalila Café e Livros, às 19h

Publicada em 25/10/2019 Atualizada há 1 ano

Os Cafés Filosóficos são espaços de debate filosófico aberto, não professoral.

Acontece hoje (25), no Mahalila Café e Livros, o Café Filosófico por meio do Projeto de Extensão "Café-Philo", coordenado pelo professor do Campus Macau do IFRN, Alfredo Henrique Marques. O momento, marcado para às 19h, recebe o reitor do Instituto, Wyllys Abel Farkatt, que na ocasião tratará o tema: "Future-se" - Programa proposto pelo Ministério da Educação (MEC) a universidades e Institutos Federais. Os Cafés Filosóficos são espaços de debate filosófico aberto, não professoral, que possibilita aos participantes o aprofundamento de diversas questões seguindo a temática definida previamente pelos participantes a cada sessão. 

Alfredo, professor e coordenador do projeto, explica a origem da iniciativa. "Tal idéia nasceu em Paris, em dezembro de 1992, por iniciativa do filósofo Marc Sautet. O primeiro café instalou-se no Café des Phares (Praça da Bastilha) e depois espalhou-se pelo mundo, constituindo-se numa nova forma de prática social da filosofia. Este Café-Philo, proposto pelo Prof. Sérgio Dela-Sávia (UFRN), pretende resgatar esse sentido original dos cafés filosóficos franceses, propondo aos participantes uma iniciação à reflexão filosófica a partir da discussão de temas os mais diversos", disse. 

Alfredo integra, em regime de cooperação a proposta do Café, coordenar sessões e propor pautas e convidados em parceria com o professor Dela-Sávia: "dessa forma, unimos a UFRN e o IFRN em uma ação de extensão mensal e regular há mais de meia década. Convidamos, para este evento, todos os cidadãos que desejam manter o vigor da democracia ao comporem o jogo do pensamento". 

Informações sobre o evento

Data: 25/10
Horário: 19h
Local: Mahalila Café e Livros (R. Dra. Nívea Madruga - Lagoa Nova, Natal - RN, 59076-730)

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas