Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Professores do IFRN são premiados em evento internacional

Marcus Assunção, Miler Franco e Renata Lissa conquistaram prêmio de melhor artigo no WMSCI

Publicada em 16/07/2013 Atualizada há 1 ano

Marcus Vinícius e Miler Franco destacam o prêmio recebido pelo artigo sobre gestão

Os professores Marcus Vinícius Dantas de Assunção e Renata Lissa Soares da Silva, do Câmpus São Gonçalo do Amarante, e Miler Franco D Anjour, do Câmpus Natal Zona Norte do IFRN, conquistaram o prêmio de melhor artigo na 17º edição da World Multiconference on Systemics, Cybernetics and Informatics (WMSCI 2013). O evento acontece anualmente, realizado pelo International Institute of Informatics and Systemics. Neste ano, a conferência ocorreu de 9 a 12 de julho.

O trabalho premiado foi o The Co-Existence of Presenteeism and Commitment Organizational: An Institute of Tecnhical and Techonlogical Education Perspective (A Coexistência do Presenteísmo e Comprometimento Organizacional: Uma Perspectiva em uma Instituição de Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Brasil, em livre tradução). O artigo foi escrito em conjunto pelos três professores.

Para Miler Franco, do Câmpus Natal-Zona Norte, o trabalho apresenta ampla aplicabilidade institucional: "no trabalho, propusemos a discussão do fenômeno do presenteísmo, que é a presença física do indivíduo no ambiente de trabalho sem produzir o que deveria, e as suas relações com o comprometimento organizacional dos servidores do IFRN. Inicialmente, o estudo foi aplicado apenas no Câmpus São Gonçalo, mas a metodologia e os resultados da pesquisa se mostram fortes do ponto de vista científico, podendo ser ampliados para toda a Instituição", afirma.  

Os responsáveis pela pesquisa destacaram que o trabalho pode ser usado, de forma prática, para subsidiar melhorias nas políticas institucionais de gestão de pessoas, auxiliando nos processos de implementações de ações motivacionais capazes de elevar o nível do comprometimento dos servidores da instituição.