Dia do Professor

Professores do IFRN ganham portal para postagem de conteúdo acadêmico

Página permite a construção de um perfil individual para divulgação de material de aula, avisos e contatos

Publicada em 15/10/2012 Atualizada há 1 ano

Perfil individual do professor Gustavo Lima, do Câmpus João Câmara

Com o objetivo de facilitar a comunicação dos professores do IFRN com alunos e comunidade externa, a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DIGTI) desenvolveu um portal para os professores do Instituto. O endereço é docente.ifrn.edu.br, onde alunos e outros interessados podem conferir currículo lattes, endereços de redes sociais, materiais usados em sala de aula, avisos importantes e outros conteúdos postados pelos docentes.

A página ainda está em fase de implantação e divulgação. "Os professores precisam construir seu perfil, o que é feito a partir de um cadastro rápido. A página de cada professor vem, inicialmente, com um menu padrão (Disciplinas, Avisos e CV - Curriculum Vitae). Todas as pastas do menu são editáveis, portanto, ele pode excluir as pastas padrões e postar novas, conforme a necessidade", declarou Fábio Rocha, um dos desenvolvedores do site.

A ideia de desenvolver o docente.ifrn.edu.br foi do diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Alex Furtunato. "Percebemos que os professores estavam precisando de um espaço para postar material usado nas aulas, contatos pessoais etc. Muitos usavam blogs e páginas em redes sociais com esse objetivo. Para facilitar essa divulgação, criamos o portal docente", declarou Alex. O trabalho foi desenvolvido pelos servidores Antônio Carlos Ferreira, Fábio Rocha - responsáveis pela parte de programação - e Roberto Leite - que colaborou com a parte gráfica.

"O portal dos professores possui uma interface (layout) próxima a da página principal para gerar uma identificação maior com o IFRN", pontuou Roberto Leite, diagramador do IFRN. Para visualizar o perfil do professor, o visitante pode realizar a busca pelo câmpus ou por área de atuação. Hoje, 15 de outubro, 119 professores já cadastraram seu perfil na página. De acordo com Fábio Gomes, o portal poderá ser aperfeiçoado conforme as necessidades identificadas a partir do uso.

Para tirar dúvidas sobre cadastro, os professores podem acessar o manual de uso do portal docente ou enviar email para digti@ifrn.edu.br.

Acesse:

Portal docente IFRN