Honoris causa

Professores do IFRN recebem títulos honoríficos

Belchior Rocha e Francisco Mariz são os primeiros professores Honoris Causa do IFRN

Publicada em 18/12/2018 Atualizada há 1 ano

Cerimônia deu a Mariz e Belchior títulos inéditos na Instituição

No último sábado (15), durante a cerimônia de celebração dos 10 anos do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, ex-reitor do Instituto, e Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, que foi diretor do então Cefet, receberam o título de Professor Honoris Causa. Ambos estão no IFRN desde 1982, e atualmente trabalham na Reitoria.

“Esse título pode ser concedido por qualquer instituição de nível superior, mas é uma gratidão muito grande e um reconhecimento para mim ser oferecido por essa casa de educação, que me deu suporte como aluno, e da qual eu fui gestor, diretor-geral e seu primeiro reitor até abril de 2016”, disse Belchior em seu discurso. “Eu sou professor e atualmente ocupo a ouvidoria dessa instituição. Então é um momento de júbilo para mim receber este título. Mas essa é uma noite de agradecimentos, esse título não é dado para mim, Belchior, ele é dado ao professor e servidor Belchior, da instituição de ensino IFRN, e para ele receber esse título muitos que estão e não estão aqui contribuíram para essa realização”, continuou o honoris causa, citando a contribuição de outras pessoas que passaram pela sua vida no IFRN. O professor Belchior é formado em Engenharia Elétrica pela UFRN, onde também tem mestrado em Engenharia de Produção, e possui especialização em Controle de Processos Industriais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É professor de ensino básico, técnico e tecnológico e foi reitor do IFRN entre 15 de março de 2008 e 19 de abril de 2016.

No seu discurso, proferido posteriormente, Francisco Mariz relembrou o começo de sua história com o Instituto e como isso influenciou a sua carreira. “Eu estou aqui há alguns anos, ingressei como aluno e fui recebido por um professor de oficina, professor Nivaldo Calixto, citando ele eu quero dividir com todos os professores desta casa, especialmente muitos educadores, essa honraria, porque foi ingressando como aluno que eu comecei a ver pessoas que não tinham muitos títulos acadêmicos, mas eram verdadeiramente educadores. Ali despertou em mim, que só tinha planos de fazer engenharia, o que eu consegui realizar, mas também consegui ainda mais – me apaixonar pelo magistério”. O professor Francisco Mariz é formado em Engenharia Civil pela UFRN, onde também obteve uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, tem especialização Gestão de Educação Técnica pela Oklahoma State University, nos Estados Unidos, mestrado de Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Ciências da Educação – Especialidade de Organização e Administração Escolar pela Universidade do Minho, em Portugal, tem trabalhado principalmente com os seguintes temas: terceira idade, administração escolar, rede federal, educação à distância e desafios educacionais. É professor de ensino básico, técnico e tecnológico e atualmente trabalha no Gabinete da Reitoria.

Honoris causa

O título de Professor Honoris Causa, uma locução gramatical latina que em português quer dizer "por causa de honra", é um título honorífico concedido por instituições de ensino superior àqueles que se destacaram em determinada área - não necessariamente a acadêmica. O apresentador de TV Jô Soares e o jornalista Assis de Chateaubriand foram homenageados com títulos de professor Honoris Causa durante as suas carreiras.

extensao
servidores