Celebração

IFRN homenageia professor com marco de 50 anos de colaboração ao Instituto

Professor Mariz Fernandes foi estudante, engenheiro e professor Honoris Causa da Instituição

Publicada em 07/05/2019 Atualizada há 1 ano

Na celebração, amigos de docência presentearam Mariz

“É um momento inesperado! Eu estou muito agradecido com a comunidade e com as pessoas que organizaram este evento com tanto carinho. Todas, de fato, convivem no meu coração”, contou emocionado o professor do IFRN, Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, após receber a homenagem feita pela Reitoria, com organização da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) do Instituto. A cerimônia realizada, na última sexta-feira (3), celebrou a colaboração dada por Mariz à Instituição.

Ao longo de 50 anos no IFRN, Mariz foi estudante, técnico de nível superior (engenheiro) e professor e, além disso, foi gestor do Instituto por três vezes, participando da transição de Escola Técnica para Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), e de Cefet para Instituto Federal. O servidor contribuiu diretamente com o estabelecimento da reserva de 50% das vagas para estudantes da rede pública de ensino, ainda em 1994, e com a expansão da Instituição pelo interior do estado, iniciada também em 1994, com a criação da unidade de ensino em Mossoró.

Embalado pela orquestra do IFRN, composta por alunos de diversos campi e pela comunidade externa, o evento transmitiu homenagens feitas por amigos de docência e familiares do professor. Na trilha sonora, músicas contaram momentos importantes da vida de Mariz, como pessoa e mentor. Mesmo após tantos anos de dedicação, Mariz afirma que já possui alguns planos: “o reitor me pediu para fazer um trabalho de integração com o Governo do Estado em uma parceria para a criação da Rede Rio Grande do Norte de Educação Profissional. Essa é a forma que temos de conhecimento e que podemos colocar à disposição assumindo algumas coisas, não em tempo integral, mas com boa vontade", afirmou.

Na ocasião, o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, expressou a importância do professor para a Instituição. “Nós estamos falando de uma pessoa que contribuiu 50 anos em uma história de 110 anos de Instituição Federal no estado. Mariz é uma pessoa de compromisso ético, profissional, responsabilidade social e, como ele próprio falou, de amor profundo pelo Instituto”. O reitor comentou, ainda,  o retorno através do evento: “Mariz nos mostra que é possível construir uma história de vida e profissional marcantes naquilo que a gente faz e, deste modo, receber o reconhecimento da sociedade”.

Honoris Causa

Francisco Mariz é formado em Engenharia Civil pela UFRN, onde também obteve uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. É mestre em Engenharia da Produção pela UFSC e doutor em Sociologia pela Universidade do Minho, de Portugal. Em dezembro de 2018, na cerimônia de 10 anos do Instituto, o professor recebeu o título Honoris Causa. A referida denominação, uma locução gramatical latina que em português quer dizer "por causa de honra", é um título honorífico concedido por instituições de ensino superior àqueles que se destacaram em ações que beneficiaram a instituição.

extensao
pesquisa