Professor do IFRN se torna pesquisador de produtividade do CNPq

Leandro Silva Costa, do Campus Ceará-Mirim, desenvolve pesquisas na área de Bioquímica

Publicada em 06/07/2016 Atualizada há 1 ano

Professor Leandro após defesa de doutorado da coorientanda, Mariana Santana, do Campus Macau (quarta da direita para a esquerda)

O professor Leandro Silva Costa, do Campus Ceará-Mirim, é, desde março deste ano, pesquisador de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O professor está na categoria 2 de pesquisador, atuando nas áreas de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências.

O CNPq é um dos órgãos mais importantes para o fomento da ciência no Brasil. Para ser considerado pesquisador de produtividade, são consideradas a produção científica, a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação, a contribuição científica e tecnológica para inovação, a coordenação ou participação em projetos de pesquisa, além da participação em atividades editoriais e de gestão científica e administração de instituições e núcleos de excelência científica e tecnológica.

Leandro é colaborador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFRN, com 3 orientações de mestrados concluídas e outras 2 de mestrado e 4 de doutorado em andamento. Ele tem parceria com o Laboratório de Biotecnologia de Polímeros Naturais (BIOPOL), coordenado pelo professor Hugo Alexandre de Oliveira Rocha, da UFRN.

"Essa parceria resultou em 3 projetos aprovados pelo CNPq. Um deles (Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 - Linha 4: Soluções Inovadoras) gerou 2 bolsas para alunos de ensino médio profissionalizante e uma para aluno de ensino superior. As bolsas, ainda em vigência, foram direcionadas aos alunos Angela Beatriz Cacho de Almeida e Petros Jordi Amaral Freitas Barroso Costa, do curso técnico integrado em Informática do Campus Ceará-Mirim. Já a bolsa de ensino superior beneficiou a pesquisa da ex-aluna Cynthia Haynara Ferreira da Silvado, do Campus Santa Cruz, que hoje faz licenciatura em Ciências Biológicas", explicou o professor.

"Termos pesquisadores que estão se tornando bolsistas de produtividade do CNPq é um importante indicador de que estamos avançando nos processos da pesquisa e da inovação, o que é de extrema relevância para a consolidação do IFRN", declarou Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto.

Acesse:

Currículo Lattes - professor Leandro Silva Costa