Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPUS PARTY

Professor do IFRN fala sobre os desafios do governo em um mundo conectado

Ricardo Kléber Galvão ministrou palestra na 2º edição da Campus Party Natal, no último domingo (18)

Publicada em 22/08/2019 Atualizada há 12 meses

Professor Ricardo Galvão durante a palestra realizada no palco Feel the Future

“Na era tecnológica em que nos encontramos, abordar um tema como a segurança da informação e privacidade é fundamental. Alunos vieram de diversos campi do IFRN para assistir a essa palestra que, além de ser um complemento do conteúdo dado em sala de aula, comprova a importância de se conversar sobre isso”, foi o relato do professor de Redes de Computadores do Campus Currais Novos do IFRN, Ricardo Kléber Galvão. Atuante na área há mais de 20 anos, Ricardo foi convidado para ministrar a palestra “E-Gov x Hackerismo: Os Desafios do Governo em um Mundo Conectado”, na 2º edição da Campus Party Natal (CP Natal 2), no último domingo (18). 

Durante o encontro, realizado no palco Feel the Future, foram apresentados dados e reflexões a fim de auxiliar na discussão sobre as formas de reduzir os atuais problemas de segurança na esfera governamental. Na oportunidade, o professor ressaltou que fazer parte de uma sociedade digital amplia, significativamente, a exposição à vulnerabilidade de segurança. “Atualmente, o principal desafio do governo é encontrar o equilíbrio entre a modernização tecnológica e a garantia mínima de proteção aos seus dados, recursos e pessoas”, disse. 

De acordo com Ricardo, a Assessoria Jurídica do Rio Grande do Norte está implantando um documento normativo que consiste em um decreto inicial e tem o intuito de estabelecer preservação a dados governamentais. Após esta medida, segundo ele, atitudes como o uso da lei e da capacitação de agentes virão em 2º plano: “neste 1º momento, a criação de uma organização de segurança é primordial”, destacou. 

O palestrante apresentou, também, dados e características de crimes cometidos por hackers através da internet em cidades do RN e outros estados, os chamados ‘crimes cibernéticos’. Ainda na ocasião, Ricardo esclareceu o comportamento que deve ser tomado em casos de compartilhamento indevido de informações governamentais e pessoais. Para ele, grande parte da população não acredita, ou não tem o conhecimento, que existam leis para crimes praticados virtualmente: “ainda há pessoas que acreditam no ditado ‘a internet é uma terra sem lei’. O fato é que, essas leis existem e são definidas sob quaisquer crimes realizados hoje em dia e, para isso, existe uma punição prevista”, comentou. 

Ao final, o professor respondeu as perguntas do público presente e ressaltou a importância da presença dos estudantes do IFRN no evento. “Para mim é muito gratificante ver esses alunos na plateia e  perceber o interesse deles em debater sobre este assunto; eu realmente fico muito feliz”, concluiu Ricardo.

Assista a palestra na íntegra:

E-Gov x Hackerismo: Os Desafios do Governo em um Mundo Conectado

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas