Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Professor do IFRN é homenageado pela Embaixada do Canadá

Homenagem é consequência do trabalho desenvolvido no Programa Mulheres Mil

Publicada em 23/02/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Assessoria de Comunicação do Conif

Como parte da programação da 81ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Embaixada do Canadá realizou nesta quinta-feira (22) a cerimônia de entrega da medalha “Canadá 150 nobres parcerias” ao professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Sérgio Alves de França. O docente foi prestigiado pelos trabalhos exercidos no “Mulheres Mil”, um programa de cooperação com o Brasil que tem o objetivo de, a partir da educação profissional e tecnológica, promover a inclusão socioeconômica de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O docente falou sobre a importância do “Mulheres Mil” e as melhorias que o programa proporcionou às brasileiras beneficiadas. “Conseguimos construir caminhos e pontes para essas mulheres, essas famílias e essas comunidades que estão à margem da sociedade. E elas puderam começar um processo de travessia para novos sonhos e novas realidades. Quem vive o programa consegue entender a dimensão dessas travessias”.

França lembrou ainda da parceria entre os dois países, pontuando as transformações na educação brasileira a partir do vínculo. “Construímos um espaço de integração, de compartilhamento, transferência de conhecimento em vários campos, entre os dois sistemas de educação profissional dos dois países, gerando muitas operações que estão dando frutos extremamente positivos.”

Presente ao evento, o presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, também demonstrou apoio ao programa. “Temos que valorizar as mulheres, dando a elas a condição de compreender melhor o mundo, o comércio, a economia e a política. E o ‘Mulheres Mil’ trouxe avanços desse tipo, levando-as para nossas escolas, para que tivessem a oportunidade de estudar coisas que não presenciaram quando eram crianças”.

A Ministra Conselheira da Embaixada do Canadá, Alison Grant, que fez a entrega da medalha ao homenageado, reconheceu a relevância da parceria entre o CICan e o Conif. Para ela, é “muito bom ver as duas organizações firmarem parcerias naturais e compartilharem desafios comuns”.

A Embaixada Canadense aproveitou o momento para celebrar os 150 anos da confederação daquele país, cujas comemorações incluem homenagens a 50 brasileiros que se destacaram em trabalhos de cooperação com o Canadá.

Mulheres Mil – O projeto foi criado em 2004 pelo Colleges and Institutes Canada (CICan – sigla em inglês), à época Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC), em parceria com 12 institutos federais brasileiros, das regiões Norte e Nordeste. A iniciativa mobilizou instituições dos dois países durante a fase piloto, entre elas o Conif, o Ministério da Educação (MEC), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional. Em 2011, o MEC instituiu o programa nacionalmente, tendo a Rede Federal como referência no país.

 

Fonte: Marina Luísa Oliveira

Assessoria de Comunicação

Conif

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas