Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Pró-reitoria realiza Seminário de Avaliação Global dos Cursos Técnicos

Encontro dá continuidade ao momento iniciado no final de 2018

Publicada em 08/03/2019 Atualizada há 12 meses

Continuidade das discussões acontecerá por meio dos Fóruns de Validação das Diretrizes

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) organizou, entre quinta e sexta-feira (7 e 8/03), o II Seminário de Avaliação Global dos Cursos Técnicos. O encontro, que aconteceu no auditório do Campus Natal-Central, deu continuidade ao processo de revisões globais, iniciado com as licenciaturas, ainda no ano passado. Agora os Cursos Superiores de Tecnologia são o objeto de discussão, partindo das diretrizes já aprovadas, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PCCs) estão sendo avaliados. 

Falas

Participaram do evento: Equipes Técnico Pedagógicas (ETEPs) Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs) e Comissões Locais dos campi, coordenadores de Curso, diretores Acadêmicos e representações estudantis. Convidado a participar do Seminário, o professor Édison Gonzague Brito da Silva, pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha) falou sobre a reestruturação curricular da sua instituição; já o pró-reitor de Ensino do IFRN, Agamenon Tavares, versou sobre os elementos a serem considerados na revisão de cursos técnicos. Alessandro Rolim, diretor-geral do recém-criado Campus Avançado Jucurutu, também participou, trazendo a 'Matriz do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif)' com pata de sua fala. 

Debate

As discussões serão levadas aos campi pelos participantes com o objetivo de ampliar o debate, envolvendo todos os atores que trabalham com cursos superiores de tecnologia do Instituto, a fim de encontrar as melhores estratégias para superar os desafios atuais. O futuro desse projeto de aprimoramento são os Fóruns de Validação das Diretrizes, já agendados a ocorrer conforme calendário disponibilizado pela Proen no primeiro semestre desse ano. Para Agamenon, a discussão reflete a necessidade de manutenção das nossas concepções, da sustentabilidade orçamentária institucional e do enfrentamento às propostas de Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da Educação Profissional, "além da oposição do IFRN, e da nossa Rede, à Reforma do Ensino Médio e à atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que fragmentam e enfraquecem o Ensino Médio Integrado", finalizou.

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas