NÍVEL SUPERIOR

PROEN realiza capacitação visando adesão do IFRN ao ENADE

Processo avaliativo mede desempenho dos estudantes de cursos superiores

Publicada em 27/06/2017 Atualizada há 12 meses

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), através da Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (DIARE), realizou capacitação para os coordenadores dos cursos Superiores de Graduação do IFRN na última quinta-feira, 22, através de videoconferência. O principal objetivo do momento foi a apresentação dos procedimentos de adesão dos cursos ofertados pelo Instituto à edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE – do corrente ano.

Na ocasião, ainda foram tratados assuntos acerca das ações de atendimento à legislação da educação superior que está vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e apresentados os documentos legais e procedimentos norteadores do processo avaliativo para o ano de 2017. Também, foram esclarecidas algumas dúvidas apresentadas pelos coordenadores.

O ENADE está integrado ao SINAES e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

Neste ano, as provas serão realizadas no dia 26 de novembro, conforme regulamentação da Portaria Normativa MEC nº 08, de 26 de abril de 2017­.  Os cursos do IFRN que terão seus discentes avaliados são: Bacharelado em Engenharia de Energias; Licenciaturas em Biologia, em Física, em Geografia, em Matemática, em Química, em Letras  -  Português  e  Espanhol; e os cursos superiores de Tecnologia em Análise  e  Desenvolvimento  de  Sistemas e, Redes  de  Computadores.