Ensino

Pró-Reitoria de Ensino divulga editais para Reingresso e Transferência Facultativa

Vagas abrangem cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de graduação

Publicada em 06/06/2017 Atualizada há 1 ano

Editais têm vagas abertas entre 26 e 30 de junho

Na tarde da terça-feira (6), a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) divulgou dois editais que regulamentam os processos seletivos para reingresso e transferência facultativa (ou voluntária). Para ambos os documentos, o ingresso se dará no segundo semestre letivo de 2017.

Reingresso

As vagas para os interessados em reingresso abrangem os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente e para os cursos superiores de graduação, ofertados nos diversos campi do IFRN, e estão abertas a estudantes egressos de cursos compatíveis, do mesmo nível de ensino, de outra instituição ou do Instituto.

As vagas existentes para reingresso são decorrentes de evasão, jubilamento ou cancelamento de matrícula de alunos a partir do 2º semestre dos cursos técnicos de nível médio na forma subsequente e dos cursos superiores de graduação. O quantitativo de vagas por curso, período e turno será publicado em edital assinado pelo diretor-geral de cada campus até o 19 de junho de 2017, no site de cada um dos campi.

Para inscrever-se, os candidatos deverão preencher requerimento, especificando curso e turno de preferência, destinado ao diretor acadêmico ao qual o curso está vinculado, junto ao setor de protocolo do respectivo campus do Instituto. As inscrições poderão ser feitas entre 26 e 30 de junho de 2017. O modelo do formulário e os horários de inscrição estão disponíveis no edital, que pode ser acessado AQUI. O processo seletivo será realizado mediante análise curricular do candidato à vaga no IFRN.

O Edital, entre outras informações, elenca as condições que o candidato deve obedecer:

• Ter concluído o curso num período inferior a 5 (cinco) anos, conforme o Art. 195 da Organização Didática do IFRN;
  • Existência da vaga, no período adequado do curso pretendido;
  • Correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do curso pretendido;
  • Adaptações curriculares, quando necessárias; e
  • Aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN.

Transferência Facultativa

Os interessados na transferência facultativa terão o mesmo prazo para a inscrição:  26 a 30 de junho de 2017. Também com ingresso no segundo semestre letivo de 2017, as vagas alcançam estudantes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.  No caso de transferência, as vagas são decorrentes de evasão, jubilamento ou cancelamento de matrícula de alunos a partir do 2º período dos cursos técnicos de Nível Médio nas formas Integrado, Integrado EJA e Subsequente, e dos cursos superiores de graduação.

Seguindo os moldes do edital para reingresso, para inscrever-se, os candidatos deverão preencher requerimento, especificando curso e turno de preferência, destinado ao diretor acadêmico ao qual o curso está vinculado. As vagas para transferência serão divulgadas até  19 de junho de 2017, no site do respectivo campus.  Aos interessados, cabe o cumprimento às seguintes condições:

• Existência da vaga, no período adequado do curso pretendido;
  • Correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do respectivo curso do IFRN;
  • Adaptações curriculares, quando necessárias;
  • Pertencimento ao mesmo eixo tecnológico (para os cursos técnicos ou superiores de tecnologia) ou à mesma área CAPES/MEC (para os cursos superiores de licenciatura) entre o curso de origem e o curso pretendido no IFRN; e
  • A aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN.

Para mais informações sobre os editais, acesse-os nos links abaixo:

Reingresso

Transferência Facultativa