Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Por dentro do IFRN

Proen: conheça o setor responsável pelas atividades e políticas de ensino do IFRN

A Pró-Reitoria de Ensino planeja, coordena e fomenta ações integradas à pesquisa e à extensão.

Publicada em 10/11/2016 Atualizada há 1 ano

Equipe da Proen é formada por 17 servidores mais estagiários e bolsistas

Dando seguimento à campanha Por Dentro do IFRN, apresentamos a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN. Com 17 servidores divididos em 5 setores, a Pró-Reitoria é o órgão executivo que planeja, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de ensino, integradas à pesquisa e à extensão.

Funcionando no andar térreo do prédio principal da Reitoria do IFRN, a Proen é comandada pelo professor Agamenon Henrique de Carvalho Tavares desde maio de 2016. Agamenon, no entanto, já tem dez anos de IFRN. Professor de Matemática, ele também desempenhou a função de diretor-acadêmico do Campus Natal-Zona Norte.

A atuação da Pró-Reitoria de Ensino está prevista no artigo 15 do Regimento Interno da Reitoria do IFRN, que foi aprovado pela Resolução nº 16/2011-CONSUP/IFRN. Segundo o documento, à Proen compete, entre outros: a articulação das ações de gestão pedagógica e de processos seletivos para acesso dos estudantes e a atuação no planejamento estratégico e operacional do IFRN, ajudando na definição das prioridades educacionais dos campi, inclusive quando se trata das vagas para ingresso de estudantes no Instituto, o que faz conjuntamente com o Diretor-Geral de cada Campus. Outras atribuições do setor tratam do zelo pela qualidade do ensino, a garantia da identidade e unidade curricular e o desenvolvimento de política e ação pedagógica e a promoção e apoio às ações que contribuam para a permanente articulação e integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Na parte prática e logística das atividades da Pró-Reitoria, têm-se a responsabilidade pela construção e publicação de editais de acesso discente, a proposição à capacitação e qualificação do corpo docente e da equipe técnico-pedagógica, além da supervisão sobre concursos públicos para ingresso dos estudantes.

Na estrutura organizacional da Proen, há a Coordenadoria de Acesso Discente, a Diretoria de Administração Acadêmica e a Diretoria Pedagógica, além da Secretaria da Pró-Reitoria de Ensino, que auxilia na execução das tarefas administrativas, gerenciando o recebimento/ envio de documentos e correspondências e organizando a agenda de reuniões, eventos e viagens. O setor atua, ainda, no atendimento aos públicos interno e externo.

PROEN.png

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Acesso Discente (CADIS)

É responsabilidade da Cadis coordenar os processos seletivos para ingresso de alunos do IFRN, desde cursos a distância como o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) até os cursos superiores. A coordenação passa por elaboração e divulgação de editais, treinamento aos servidores que participam do processo, passando pelo acompanhamento da correção de provas e divulgação dos resultados.

Diretoria de Administração Acadêmica (DIAAC)

Acompanha e fiscaliza a atualização dos sistemas de gerenciamento de dados do IFRN e do MEC, auxiliando no planejamento estratégico do ensino. Esse gerenciamento alcança tanto o suporte aos procedimentos de matrículas de alunos quanto a promoção, o treinamento, a realização de auditorias, além da supervisão das atividades de registro, manutenção e expedição de documentos dos campi.

Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (DIARE)

São ações fundamentais da DIARE o acompanhamento e a supervisão da qualidade dos cursos ofertados pelo IFRN. É no setor que são acompanhados e fiscalizados os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos superiores, feita a atualização de dados do e-MEC relativos aos cursos, além da realização da avaliação institucional e das condições de ensino, bem como a análise e divulgação dos resultados. A diretoria ainda tem entre suas atividades a supervisão do planejamento para criação de cursos, bem como o acompanhamento dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

 Diretoria Pedagógica (DIPED)

Além da coordenação da elaboração, avaliação e revisão de documentos institucionais normativos relativos ao ensino, a DIPED fomenta políticas e ações para o desenvolvimento de projetos educacionais, a gestão pedagógica e a formação continuada na área de ensino. Cabe a ela também prestar assessoria na avaliação institucional e das condições de ensino e propor diretrizes para a promoção de ações integradoras entre ensino, pesquisa e extensão.

Cursos

Com 21 campi espalhados por todo o Rio Grande do Norte, a Proen é o braço do IFRN que cuida da oferta de mais de 250 de cursos nas modalidades de qualificação profissional, cursos técnicos de nível médio (integrados e subsequentes, além do Proeja), cursos de graduação e de pós-graduação.

Cursos

 Qualificação Profissional

Graduação

Pronatec (81)

Tecnologia (20)

Mulheres Mil (38)

Licenciatura (10)

Cursos FICs com mais de 160 horas (9)

Engenharias (1)

Cursos Técnicos de Nível Médio

Pós-graduação

Técnico Integrado (34)

Lato Sensu (17)

Técnico Integrado EJA (13)

Stricto sensu (4)

Técnico Subsequente (35)

 

Técnico subsequente Profuncionário (4)

 

 

Serviços

Trabalhando com diversos sistemas e serviços oferecidos pelo IFRN, a PROEN atua para facilitar as atividades administrativas relacionadas ao ensino, tanto para estudantes quanto para servidores (professores, secretários e diretores acadêmicos) e cidadãos que desejam ingressar como alunos da Instituição. Essas atividades passam por inscrição e coordenação de processos seletivos, consulta a livros, boletins e históricos escolares, emissão de documentos, entre outras. O IFRN utiliza os seguintes sistemas:

·         Q-acadêmico - https://academico.ifrn.edu.br/

·         Sistema Gestor de Concursos - http://processoseletivo.ifrn.edu.br/

·         SUAP: Sistema Unificado de Administração Pública - https://suap.ifrn.edu.br/

·         Sistema de abertura de ocorrências - https://projetos.ifrn.edu.br/

·         Plataforma MOODLE - http://ead.ifrn.edu.br/moodle/ 

·         Sistema de Automação de Bibliotecas - http://siabi.ifrn.edu.br/

Conheça a formação da Pró-Reitoria de Ensino do IFRN:

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

Pró-Reitor: Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
Secretária: Annaterra Teixeira de Lima

CADIS

Coordenadoria de Acesso Discente

Coordenador: José Everaldo Pereira

Servidores: Edneide Batista Lopes da Rocha

                  Luciana Karine de Souza Sena

DIAAC

Diretoria de Administração Acadêmica

      Diretor: Alessandro José de Souza

Servidores: Matheus Gomes Amorim

                  Francisco Emiliano Gurgel de Melo

                  Juliana Correia Lima de Queiroz Sobral

DIARE

Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino

    Diretora: Tarcimária Rocha Lula Gomes da Silva

Servidores: José de Ribamar Silva Oliveira

                  Adriana Claudia Câmara da Silva

DIPED

Diretoria Pedagógica

    Diretora: Ticiana Patricia da Silveira Cunha

Servidores: Rejane Bezerra Barros

                  Ana Lucia Pascoal Diniz

                  Keila Cruz Moreira

                  Valcinete Pepino de Macedo

                  Giovana Gomes Albino​

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas