Pró-Reitoria de Planejamento divulga metodologia de construção do PDI

Documento traz as diretrizes da Instituição para os próximos 5 anos

Publicada em 18/06/2018 Atualizada há 1 ano

Chegando ao encerramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) dá início aos trabalhos para a atualização do documento. O PDI traça os objetivos estratégicos e as metas de todas as áreas que formam a Instituição para um período de cinco anos.

Número de estudantes, servidores, quantos e quais cursos ofertar, projetos de pesquisa, extensão, recursos para infraestrutura, apoio estudantil. Todos esses dados e outros mais formam o PDI. O documento, portanto, precisa ser construído com base em um grande conhecimento sobre a Instituição e a sociedade potiguar. Isso porque as metas devem ter como objetivo atender as necessidades dos campi e da Reitoria, seus servidores e estudantes, mas, principalmente, da sociedade. Assim, o ponto de partida são os documentos normativos da Instituição, que dizem quem ela é e como deve funcionar, e o Plano em vigor.

Quem constrói o PDI

É um esforço conjunto de servidores, estudantes e integrantes da sociedade potiguar, com coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O trabalho começa com as diretrizes das comissões, que analisam os documentos e sistematizam o que já existe com as novas necessidades e as sugestões da comunidade. Paralelo a isso, todos os estudantes e servidores podem fazer suas sugestões. Ao final, a sociedade potiguar é convidada a avaliar o que foi feito e acrescentar suas observações.

Como

As comissões central, logística, temáticas e locais se reúnem semanalmente. Estudantes e servidores dão suas sugestões gerais em uma primeira consulta pública que será realizada pelo Suap. As comissões sistematizam as sugestões da comunidade com o que elaborou. A primeira proposta de objetivos e metas do PDI é colocada para uma nova consulta pública a estudantes e servidores, que, desta vez, podem comentar item a item o que foi construído até então. As comissões voltam a se reunir e sistematizar as novas sugestões, finalizando a minuta do documento. Neste momento, ela é divulgada de forma pública, de maneira que qualquer cidadão possa analisá-la e enviar suas observações. As comissões voltam a ler as sugestões e finalizam a minuta definitiva do documento, que é enviada para o Conselho Superior da Instituição.

Quando

As comissões iniciaram seus trabalhos. Nesta semana, se reúnem em quatro campi diferentes, a fim de uniformizar as formas de atuação. As datas das consultas públicas serão divulgadas em breve. O PDI 2019-2023 deve estar pronto até dezembro de 2018.

COMISSÕES

Central

Logística

Temáticas (Políticas de Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas e de Inovação; Políticas de Gestão e Políticas de Infraestrutura)